Adaptação de um Checklist para Análise de Transparência de Software em Sites

  • Fabio Forte Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Vilain Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabíola Macedo Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Resumo


O acesso à informação no mundo, na esfera pública, é considerado um direito fundamental, defendido em declarações, convenções e leis. Este trabalho se localiza nesse contexto utilizando um checklist com a finalidade de explorar problemas de transparência em sites existentes. O checklist utilizado é adaptado a partir do checkTrans, do qual algumas ações foram excluídas ou adaptadas. O checklist adaptado foi utilizado na avaliação de 30 sites de instituições de ensino superior através da execução de tarefas predefinidas, observando-se a conformidade com as ações sugeridas no checklist. Os resultados foram armazenados em uma matriz e analisados quantitativamente. A análise desses resultados identificou evidências de uma relação entre qualidade do ensino das instituições de ensino superior com o grau de conformidade com as ações sugeridas. Ela também apontou para a existência de problemas de transparência em todos os sites analisados, indicando onde as ações corretivas devem ser concentradas.

Palavras-chave: Transparência de Software, Análise de Sites, checkTrans

Referências

Cappelli, C. Uma Abordagem para Transparência em Processos Organizacionais Utilizando Aspectos. 2009. 328p. Tese de Doutorado – Departamento de Informática, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

Cappelli, C., Leite, J. C. S. P. Transparência de Processos Organizacionais. Universidade Federal Fluminense, LATEC. II Simpósio Internacional de Transparência nos Negócios. 2008.

Engiel P., Leite, L. Evoluindo o Catálogo de Transparência: o Estudo do Requisito Não funcional de Entendimento. 2013.

ER – PUC-Rio, 2013. Disponível em

Kitchenham, B., Charters, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Keele University and Durham University Joint Report.2007.EBSE 2007-001.

Leal, A. L. de C., Almentero, E., Cunha, H., Souza, H. P., Leite, J. C. S. do P. Bula de Software: Uma Estrutura Definida para Promover a Melhoria da Transparência em Software. XV Workshop em Engenharia de Requisitos. 2012.

Macedo, F. F. de. Transparência de software como apoio à publicidade da administração pública. 2014. 140 p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Informática, UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

Macedo, F. F., Vilain, P. Transparência no Processo de Software como Apoio à Publicidade da Administração Pública. VIII Simpósio de Sistemas de Informação (SBSI 2012).

Nascimento, L. P. do. A transparência dos Portais Brasileiros de Transparência Pública: Um estudo de três casos. Dissertação de Mestrado. – UFRJ/ COPPE/ Programa de Engenharia de Sistemas e Computação, 2011.

Souza, J. A. Usabilidade e transparência pública: um estudo sobre a página de transparência de uma universidade púbica estadual. 2013. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.

Speck, B. W. Caminhos da Transparência. Análise dos Componentes de um Sistema Nacional de Integridade, Campinas, Editora Unicamp, 2002.
Publicado
26/05/2015
FORTE, Fabio; VILAIN, Patrícia; MACEDO, Fabíola. Adaptação de um Checklist para Análise de Transparência de Software em Sites. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 355-362. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5837.