Uma Abordagem para Gestão de Avaliações de Ensino Baseada em um Jogo Interativo de Tabuleiro: o Ludo Educativo Atlantis

  • Thiago Bittar Universidade Federal de Goiás
  • Luanna Lobato Universidade Federal de Goiás
  • Leandro Amaral Universidade de São Paulo
  • Elson Longo Universidade Estadual Paulista

Resumo


O uso de jogos digitais para apoio educativo podem motivar os alunos, mas esse uso deve ser bem explorado para o sucesso pedagógico, abordando os conceitos vistos em sala de aula. Assim, este trabalho apresenta considerações e resultados na criação e teste de Ludo Atlantis para a Educação, que é um sistema de jogos digitais educacionais, em que os alunos do ensino fundamental podem participar de um jogo de tabuleiro eletrônico. Desafios são apresentados sob a forma de perguntas e respostas definidas por um professor responsável. Para a validação inicial, o jogo foi utilizado em uma Escola Estadual de São Carlos-SP, em uma disciplina de ciências, sendo relatado neste trabalho as considerações e os resultados dessa experiência.

Palavras-chave: Jogo, tabuleiro, gamificação, educação, avaliações

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Publicado
26/05/2015
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BITTAR, Thiago; LOBATO, Luanna; AMARAL, Leandro; LONGO, Elson. Uma Abordagem para Gestão de Avaliações de Ensino Baseada em um Jogo Interativo de Tabuleiro: o Ludo Educativo Atlantis. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 525-532. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5857.