Uma Experiência com a Utilização de Sistemas ERP para Auxiliar a Aquisição de Conhecimento sobre Processos de Negócio em um Curso de Bacharelado em Administração

  • Márcio Oliveira Universidade de São Paulo
  • Ildeberto Rodello Universidade de São Paulo

Resumo


O uso de sistemas ERP no processo de ensino/aprendizado para estudantes do curso de Administração é uma ferramenta importante na aquisição de conhecimento relativo aos processos das empresas e à visão integrada destes processos. Diversos autores defendem que o ensino de sistemas ERP pode ser favorecido com a aplicação da metodologia hands-on, na qual o estudante constrói seu conhecimento por meio de ferramentas fornecidas pelo educador. O objetivo do presente estudo é relatar uma experiência realizada com uma turma de 68 alunos com o uso de sistemas ERP na abordagem hands-on como ferramenta auxiliar no processo de ensino/aprendizagem em um curso de Administração. A avaliação da utilização dessa abordagem se deu por meio de uma metodologia que visa comparar a situação do conhecimento dos alunos relativo a um processo geral de vendas antes e depois de um exercício hands-on. Foi possível observar uma melhora do conhecimento sobre o processo estudado, evidenciada num maior entendimento de quais são os atores envolvidos e maior coerência e clareza nas relações entre estes atores e das atividades por eles realizadas.

Palavras-chave: Sistemas ERP, aprendizado hands-on

Referências

Ayyagari, R. Hands-on ERP Learning: Using OpenERP, an Alternative to SAP®. Journal of Information Systems Education, 22 (2). 123-133.

Christino, J. M. M., Kaiser, E. L. C. B., Ziviani, F. e Oliveira, J. L. R. O Impacto dos sistemas ERP sobre as variáveis estratégicas organizacionais: Um estudo junto às empresas da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná–RO. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, 5(3). 63-81.

Davis, C.H., Comeau, J. Enterprise integration in business education: Design and outcomes of a capstone ERP-based undergraduate e-business management course. Journal of Information Systems Education, 15(3). 287-299.

De Bruin, T., Rosemann, M. Towards Understanding Strategic Alignment of Business Process Management. in Proceedings of the 17th Australasian Conference on Information Systems, (Adelaide, Australia, 2006), Queensland University of Technology, 6-8.

Freire, F. M. P., Prado, M. E. B. B. Professores construcionistas: a formação em serviço. in I Congresso de Informática Educativa do Mercosul (Campinas, 1996), Universidade Estadual de Campinas, 229-236.

Joseph, G., George, A. ERP, learning communities and curriculum integration. Journal of Information Systems Education, 13 (1), 51-58.

Klaus, H.; Rosemann, M.; Gable, G.G. What is ERP?. Information Systems Frontiers Journal, 2(2), 141-162.

Léger, P.; Using a Simulation Game Approach to Teach Enterprise Resource Planning Concepts. Journal of Information System Education, 17 (4), 441-447.

Moss, G.R. Working with OpenERP. Packt Publishing, Birmingham, United Kingdom, 2013.

Nelson, R, Millet, I. A Foundation Course in ERP and Business Processes: Rationale, Design, and Education Outcomes. in AMCIS 2001 Proceedings (Pittsburg, EUA, 2001), 991-997.

Object Management Group. OMG Unified Modeling Language. Acesso em 18 de fevereiro de 2015, de OMG Website: http://www.omg.org/spec/UML/2.5/Beta2/PDF

OpenERP S.A. Open source business model, Odoo website. Acesso em 4 de novembro, 2014, de Odoo Website: https://www.odoo.com/blog/odoo-news-5/post/our-opensource-business-model-119

Pridmore, J., Deng, J., Prince, B., Turner, D. Enhancing student learning of ERP and business process knowledge with hands-on ERP exercises. In Proceedings of the Southern Association for Information Systems Conference, (Georgia, EUA, 2014), Southern Association for Information Systems, artigo 31.

Rienzo, T., Han, B. Does ERP Hands-On Experience Help Students Learning Business Process Concepts?. Decision Sciences Journal of Innovative Education, 9(2), 177–207.

Rodrigues, N. N., Estrela, N. V. A. Simple Way: Ensino e Aprendizagem de Engenharia de Software Aplicada através de Ambiente e Projetos Reais. In Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, (São Paulo, 2012).

Wagner, W.P., Najdawi, M.K., Otto, J. An empirical investigation into the impact of ERP training on crossfunctional education. Journal of the Academy of Business Education, 1, 50-63.
Publicado
26/05/2015
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Márcio; RODELLO, Ildeberto. Uma Experiência com a Utilização de Sistemas ERP para Auxiliar a Aquisição de Conhecimento sobre Processos de Negócio em um Curso de Bacharelado em Administração. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 587-594. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5865.