Sistema Integrado de Custo Municipal: uma Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão pelo Gestor Público

  • Anderson Avila-Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Daniel Kaster Universidade Estadual de Londrina
  • Evandro Baccarin Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Negreiros Universidade Estadual de Londrina
  • Saulo Vieira Universidade Estadual de Londrina

Resumo


Este artigo tem como objetivo demonstrar a eficácia de uma ferramenta de apoio ao controle social da gestão pública, denominada SICM—Educação (Sistema Integrado de Custos Municipais — Educação), que foi desenvolvida pela Universidade Estadual de Londrina em um trabalho conjunto do Departamento de Computação e do Departamento de Administração. O propósito dessa ferramenta é possibilitar a visualização e a comparação dos custos das escolas, por exemplo, dentro de um município. O artigo apresenta um estudo de caso utilizando a ferramenta proposta sobre dados obtidos a partir de um dos levantamentos realizados, referentes ao município de Assaí/PR. Também é mostrado como os dados podem ser visualizados através da ferramenta e como eles podem ser utilizados em tomadas de decisão por parte do poder público, o que se torna um poderoso meio de impor a transparência e a fiscalização sobre a administração pública.

Palavras-chave: Controle social, tomada de decisão, governo eletrônico

Referências

A. G. de Almeida and L. Alberton. Gestão de custos na administração pública: aplicação em secretarias municipais de saúde.

A. G. de Almeida, J. A. Borba, and L. C. da Silva Flores. A utilização das informações de custos na gestão da saúde pública: um estudo preliminar em secretarias municipais de saúde do estado de santa catarina. Revista de Administração Pública, 43(3), 2009.

A. L. Martinez and E. M. Alves Filho. Sistema de gestão de custos para uma secretaria municipal de saúde. Revista de Contabilidade da UFBA, 6(3):52–65, 2012.

B. Borinelli, S. F. Amâncio-Vieira, L. F. Negreiros, R. S. Pereira, and R. R. G. Pereira. Relação entre custos, desempenho e variáveis educacionais do ensino fundamental: um estudo de caso em ibiporã-pr. Revista do Serviço Público, 65(3):335–354, 2014.

B. R. P. Monteiro, M. C. E. Pereira, W. V. dos Santos, and V. B. de Holanda. O processo de implantação do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal do Brasil. In I Congresso Informação de Custo e Qualidade do Gasto no Setor Público, pages 1–14, Brasília, DF, 2010.

C. d. L. P. Mahnic, J. E. Oliveira, K. T. Semprebom, L. F. Negreiros, B. Borinelli, and S. F. Amâncio-Vieira. Governança e o controle dos custos diretos educacionais nas unidades escolares de ensino fundamental. XX Congresso Brasileiro de Custos., 2013.

C. E. S. DE SALUD. Gestão em hospital de alta complexidade inserido no sistema brasileiro de saúde (sus): Estratégia e custos na área de oncologia. CEP, 1502:001.

D. Arnott and G. Pervan. Eight key issues for the decision support systems discipline. Decision Support Systems, 44(3):657–672, 2008.

D. W. Catelan, R. Martins, D. M. R. de Gouvea, L. F. de Negreiros, S. C. de Carvalho, and S. F. A. Vieira. Custos, desempenho e estrutura educacional do ensino fundamental: uma analise no município de rolândia/pr. 2013.

E. M. ALVES FILHO and A. L. MARTINEZ. Gestão de custos numa secretaria municipal de educação. In CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, XIII, 2006.

F. C. Ribeiro, T. P. Ferreira, M. M. de Paula, M. Chaves, S. A. Rodrigues, J. M. de Souza, E. M. Franzosi, and L. F. Oliveira. Vispublica: uma proposta para aprimorar a transparência de dados públicos. Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 8:2012, 2012.

F. F. das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Ifdm. [Online; accessed 09-Fevereiro-2015].

F. L. Abrucio. Trajetória recente da gestão pública brasileira: um balanço crítico ea renovação da agenda de reformas. Revista de Administração Pública, 41(spe):67–86, 2007.

G. S. d. MELLO. Sistema de custos na administração pública–estudo da implantação do método abc em prefeituras de pequeno porte, 2005.

G. S. G. Leone. Custos – Planejamento, implantação e Controle. Atlas Editora, 3 edition, 2000.

I. I. B. de Geografia e Estatística. Cidades, 2014. [Online; accessed 09-Fevereiro-2015].

J. C. Vaz, M. M. Ribeiro, and R. Matheus. Dados governamentais abertos e seus impactos sobre os conceitos e práticas de transparência no brasil. Cadernos PPG-AU/UFBA, 9(1), 2011.

L. C. Bresser Pereira and P. Spink. Gestão do setor público: estratégia e estrutura para um novo estado. 2006.

L. F. Negreiros, R. S. Pereira, and S. F. A. VIEIRA. Estrutura educacional de ensino fundamental: um estudo comparativo entre dois municípios paranaenses de pequeno e médio porte. ADMpg Gestão Estratégica, 6(2):107–115, 2013.

L. Secchi. Modelos organizacionais e reformas da administração pública. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, 43(2):347–369, 2009.

M. Alonso. Custo no serviço público. Texto para Discussão, (31), 2008.

M. S. Zanella Di Pietro. Direito administrativo. 27a edição. São, 2000.

R. D. O. MORAES and M. S. S. Calijuri. A implantação de um sistema de custos em uma instituição estadual de ensino superior no estado do paraná. 2006.

S. Carvalho, B. Borinelli, V. Suguihiro, S. Vieira, and L. Negreiros. Proposição de metodologia de apuração de custos de unidades escolares para fins de produção de indicadores de gestão de escolas do ensino fundamental (de 1o ao 4o ano): um estudo a partir da experiência da cidade de londrina-pr. Tce/Pr.(Org.). Indicadores de Gestão Pública Municipal, pages 15–128, 2012.

W. V. dos Santos. Sistema de informação de custos do governo federal: Modelo conceitual, solução tecnológica e gestão do sistema. In IV Congresso de Gestão Pública, Congresso Nacional de Secretários de Estado de Administração (CONSAD), pages 1–25, 2011.
Publicado
26/05/2015
Como Citar

Selecione um Formato
AVILA-SANTOS, Anderson; KASTER, Daniel; BACCARIN, Evandro; NEGREIROS, Letícia; VIEIRA, Saulo. Sistema Integrado de Custo Municipal: uma Ferramenta de Apoio à Tomada de Decisão pelo Gestor Público. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 659-666. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5873.