Proposta do Uso de Análise de Sentimento no Desenvolvimento de uma nova Métrica de Sustentabilidade

  • Nataly Aires Faculdade Metropolitana de Curitiba
  • Lucas Lopes Faculdade Metropolitana de Curitiba
  • Eduardo Machado Faculdade Metropolitana de Curitiba
  • Pietra Sales Faculdade Metropolitana de Curitiba
  • Marcos Jr Faculdade Metropolitana de Curitiba
  • Cassiana Silva Faculdade Metropolitana de Curitiba

Resumo


Métricas de Sustentabilidade são medidas e indicadores que visam servir como ferramentas de gestão, tanto no nível macro, para políticas públicas, por exemplo, quanto no micro, na eficiente gestão de uma empresa. Com seu uso pode-se mensurar os impactos das práticas sustentáveis, quanto à correlação, por exemplo, entre aumento de receita e da participação de mercado, com práticas tais como: redução de despesas com energia, redução de despesas com resíduos, redução de despesas com materiais e água. Ou ainda a correlação entre um ambiente onde se promove a Sustentabilidade e o aumento de produtividade dos funcionários, redução de gastos com contratações e perda de pessoal. Indiscutivelmente se faz necessário um alinhamento cada vez maior entre o discurso e a prática dos valores da Sustentabilidade. Neste contexto, o presente artigo tem como propósito utilizar a Análise de Sentimentos no desenvolvimento de uma nova métrica. No estágio atual, foi aplicado um questionário a respeito da opinião dos funcionários da Instituição de Ensino Superior FAMEC – PR quanto à sustentabilidade organizacional. As respostas do questionário passaram por análise, por meio da ferramenta RapidMiner, onde os sentimentos dos funcionários puderam ser qualificados em positivo, negativo ou neutro.

Palavras-chave: Métricas de Sustentabilidade, Análise de Sentimento

Referências

Bellen, H. M. Van. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Ed. 2. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Callado, A. L C. Modelo de mensuração de sustentabilidade empresarial: uma aplicação em vinícolas localizadas na Serra Gaúcha. Porto Alegre. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2010.

Comissão Mundial Sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. Ed. 1. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998.

Da Silva, C. F.; Vessen Junior, M.V. Mineração de Opiniões: Conceitos, Desafios e Aplicações. Londrina. Anais do Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação Minicursos. v. 7. p. 7-9. 2014.

De Freitas, M.; Da Silva, M.C.F.; Marmoz, L. A ilusão da sustentabilidade. Ed 1. Manaus: EDUA, 2003

Gama, M. C. F. P. Medidas de bem?estar e sustentabilidade: desenvolvimento de metodologias de análise e seleção de métricas. Lisboa. Universidade Nova. Dissertação de mestrado. 2010.

Gil, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Ed. 4. São Paulo: Atlas, 2002.

Gouveia, J.M.C. A Métrica da Sustentabilidade na perspectiva da Geografia: aplicação e avaliação do Painel da Sustentabilidade (Dashboard of Sustainability) na Comunidade Quilombola de Mandira. Cananéia. Universidade de São Paulo. Tese de Doutorado. 2010.

Leff, E. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. Ed. 4. São Paulo: Cortez, 2007.

Liu, B. (2010) “Sentiment analysis and subjectivity” In: Handbook of natural language processing, 2:568.

Liu, B. (2012) “Sentiment analysis and opinion mining” Morgan & Claypool Publishers.

Mascarenhas, S. A. Metodologia científica. Ed. 1. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

Pang, B.; Lee, L. (2008) “Opinion Mining and Sentiment Analysis” In: Foundations and Trends in Information Retrieval 2(1-2), pp. 1–135.

Shmilovici, A. Data Mining and Knowledge Discovery Handbook. Ed. 2. Israel. 2005.

Tsytsarau, M.; Palpanas, T. (2010) “Survey on mining subjective data on the web” In: Data Mining and Knowledge Discovery, 24(3):478-514.

Veiga, J. E. Indicadores de sustentabilidade. São Paulo. Estudos avançados. Universidade de São Paulo. v. 24, n. 68, p. 39-52, 2010. Disponível em: . Acesso em: 19 de set. 2014.

Willard, Bob. Como fazer a empresa lucrar com sustentabilidade: aumente a receita e a produtividade e reduza riscos e despesas. Tradução por Cristina Yamagami. Ed. 1. São Paulo: Saraiva 2014.
Publicado
26/05/2015
Como Citar

Selecione um Formato
AIRES, Nataly; LOPES, Lucas; MACHADO, Eduardo; SALES, Pietra; JR, Marcos; SILVA, Cassiana. Proposta do Uso de Análise de Sentimento no Desenvolvimento de uma nova Métrica de Sustentabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 11. , 2015, Goiânia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 455-458. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2015.5890.