E-commerce - Quais ícones e metáforas são a alma do negócio?

  • Fábio Pio Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Cayley Guimarães Centro Universitário de Belo Horizonte

Resumo


Diferenças culturais podem afetar a maneira como indivíduos percebem e atribuem significados aos ícones e metáforas. O uso apropriado de metáforas e ícones significativos e identificáveis pode reduzir a complexidade, aumentando a usabilidade; e devem ser usados ao se projetar sites de e-commerce. Se o site for para uso de clientes internacionais, as diferenças culturais devem ser consideradas. O mesmo conjunto de ícones de um estudo americano foi testado com brasileiros. Depois, um novo conjunto, formado por ícones de sites brasileiros, foi testado com brasileiros. Encontraram-se discrepâncias. Então, construiu-se um protótipo com os ícones mais significativos; realizaram-se testes com usuários para se determinar um conjunto de ícones mais facilmente "identificáveis".

Referências

CAMARA-E.NET, (2007)“Gastos com bens de consumo, turismo e automóveis pela internet somaram R$ 4,4 bilhões no 1º trimestre” Website: www.camarae.net/interna.asp?tipo=1&valor=4114, acessado outubro 2007.

CARROLL, J.M. e MORAN, T.P. (1996) “Design Rationale: concepts, techniques, and use.”, New Jersey: LEA.

CHENG, HI e PATTERSON, P.E. (2006) “Iconic hyperlinks on e-commerce websites”, Website www.elsevier.com/locate/apergodoi:10.1016/j.apergo.2006.01.007, acessado 25/05/2007.

GUIMARÃES, C. (2000) “Usability Via/For Internet”. Dissertation (M.Sc.). Blackgsburg, VA. Virginia Tech.

LODDING, K.N. (1983).”Iconic Interface”. IEEE Comp. Graphics Appl. 3(2), 11-12.

NIELSEN, J. (1999) “Design Web Usability” Ind., IN: New Riders Publishing.

NISBETT,R. e CHUA, H.F. (2005) “Chineses e Americanos enxergam mesma imagem de modo distinto”. Website http://www-personal.umich.edu/~nisbett/, acessado 25/05/2007.

NORMAN, D. (2007) Website www.jnd.org acessado 25/05/2007.

PALLOTTA, L (2007). “ESTATÍSTICA: O Brasil Online” (2007) website http://emarketingvox.blogspot.com/2007/06/estatstica.html, acessado outubro 2007.

PONTES, A.M. e ORTH, A.I. (2001) ”Proposta e validação de método para estudo da percepção de signos por sujeitos inseridos em diferentes meios culturais” In Anais do IHC 2001. IV Workshop sobre F.H. em Sistemas Computacionais.

ROGERS,Y.(1986) “Evaluating the meaningfulness of icon sets to represent command operations. In. Human Factors in Comp. Systems: Proceedings of CHI ´86 pp. 586-603.

SCAPIN, D.L. (1993) “The need for a psycho-engineering approache to HCI”, In: Anais do Segundo congresso latino-americano e sexto seminário brasileiro de ergonomia. Florianópolis (Santa Catarina), ABERGO/FUNDACENTRO, 03-22.

STANDING, L., CONEZIO, J., HABER, R.N. (1970) “Perception and memory for pictures”. Psychon Sci. 19, 73-74.

YUKI, M. (2007) “Cultural differences in emotion recognition” website http://lynx.let.hokudai.ac.jp/~myuki/acessado 25/05/2007.
Publicado
07/04/2008
Como Citar

Selecione um Formato
PIO, Fábio; GUIMARÃES, Cayley. E-commerce - Quais ícones e metáforas são a alma do negócio?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 4. , 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 82-93. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2008.5915.