E-commerce - Quais ícones e metáforas são a alma do negócio?

  • Fábio Pio Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Cayley Guimarães Centro Universitário de Belo Horizonte

Resumo


Diferenças culturais podem afetar a maneira como indivíduos percebem e atribuem significados aos ícones e metáforas. O uso apropriado de metáforas e ícones significativos e identificáveis pode reduzir a complexidade, aumentando a usabilidade; e devem ser usados ao se projetar sites de e-commerce. Se o site for para uso de clientes internacionais, as diferenças culturais devem ser consideradas. O mesmo conjunto de ícones de um estudo americano foi testado com brasileiros. Depois, um novo conjunto, formado por ícones de sites brasileiros, foi testado com brasileiros. Encontraram-se discrepâncias. Então, construiu-se um protótipo com os ícones mais significativos; realizaram-se testes com usuários para se determinar um conjunto de ícones mais facilmente "identificáveis".

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Publicado
07/04/2008
PIO, Fábio; GUIMARÃES, Cayley. E-commerce - Quais ícones e metáforas são a alma do negócio?. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 4. , 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2008 . p. 82-93. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2008.5915.