Externalização do conhecimento através de Group Storytelling: um estudo de caso em tutoria online

  • Maria Teresa A. Gouvêa Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Mariano Pimentel Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Flavia Maria Santoro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Claudia Cappelli Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo


Um dos grandes desafios da gestão do conhecimento é o processo de externalização do conhecimento (transformação do conhecimento tácito em explicito) de forma eficaz. O conhecimento tácito está associado a experiências e vivências pessoais, e representa o conhecimento subjetivo que geralmente é difícil de ser formalizado ou explicado. Group Storytelling é uma técnica de recuperação de conhecimento tácito, que através de narrativas em grupo auxilia na sua externalização. Este artigo apresenta um estudo de caso exploratório realizado com Tutores de um curso online, cujos resultados evidenciaram que é possível capturar o conhecimento tácito através dessa técnica com apoio de um sistema computacional.

Palavras-chave: Group Storytelling, Gestão do Conhecimento, Sistema Colaborativo

Referências

Alnemr, R. e Meinel, C. 2012. Reputation objects for interoperable reputation exchange: Implementation and design decisions. Collaborative Computing: Networking, Applications and Worksharing (CollaborateCom), 8th International Conference on, 672–680.

Anastácio, W.M. e Prado, E.P. V 2014. Fatores Críticos de Sucesso na Integração de Sistemas : Um Estudo de Caso em Uma Organização Pública Brasileira. X Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), 78–89.

Casare, S. e Sichman, J.S. 2005. Using a functional ontology of reputation to interoperate different agent reputation models. Journal of the Brazilian Computer Society, 79–94.

Hammadi, A., Hussain, F.K., Chang, E., Dillon, T.S. e Ali, S. 2008. Ontological framework for trust & reputation for DBE. Digital Ecosystems and Technologies, DEST. 2nd IEEE International Conference on, 650–653.

Hendrikx, F., Bubendorfer, K. e Chard, R. 2015. Reputation systems: A survey and taxonomy. Journal of Parallel and Distributed Computing. 75, 184–197.

Jøsang, A., Ismail, R. e Boyd, C. 2007. A survey of trust and reputation systems for online service provision. Decision support systems, 618–644.

Kim, S., Lee, S., Kang, H. e Cho, J. 2015. Hybrid WOM Collection and Visualization Method for Reputation Rating in Online Community. Indian Journal of Science and Technology. 8, 18.

Lelis, C.A.S., Araújo, M.A.P., David, J.M.N. e Carneiro, G. de F. 2016. Investigating Reputation in Collaborative Software Maintenance A study based on systematic mapping. Information Technology: New Generations, 13th International Conference on Information Technology. Springer International Publishing, 615-627.

Liu, L. e Munro, M. 2012. Systematic analysis of centralized online reputation systems. Decision support systems, 438–449.

Mui, L., Mohtashemi, M. e Halberstadt, A. 2002. Notions of reputation in multi-agents systems: a review. Proceedings of the first international joint conference on Autonomous agents and multiagent systems: part 1, 280–287.

Nascimento, L.D.C. e Santoro, F. 2009. Análise de interações nas Comunidades Virtuais de Software Livre. V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, 12–23.

Rahimi, H. e Bakkali, H.E.L. 2015. CIOSOS: Combined Idiomatic-Ontology Based Sentiment Orientation System for Trust Reputation in E-commerce. International Joint Conference, 189–200.

Sanger, J. e Pernul, G. 2014. Visualizing Transaction Context in Trust and Reputation Systems. Availability, Reliability and Security (ARES), Ninth International Conference on, 94–103.

Tavares, J.F., David, J.M.N., Araújo, M.A.P., Braga, R., Campos, F. e Carneiro, G. 2015. Uma Infraestrutura baseada em Múltiplas Visões Interativas para Apoiar Evolução de Software Revista Brasileira de Sist. de Informação, 65–101.

Trainer, E.H. e Redmiles, D.F. 2012. Foundations for the design of visualizations that support trust in distributed teams. Proceedings of the International Working Conference on Advanced Visual Interfaces - AVI ’12, 34–41.

Wang, Y. e Redmiles, D. 2013. Understanding Cheap Talk and the Emergence of Trust in Global Software Engineering : An Evolutionary Game Theory Perspective. CHASE, 149– 152.
Publicado
17/05/2016
Como Citar

Selecione um Formato
GOUVÊA, Maria Teresa A.; PIMENTEL, Mariano; SANTORO, Flavia Maria; CAPPELLI, Claudia. Externalização do conhecimento através de Group Storytelling: um estudo de caso em tutoria online. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 12. , 2016, Florianópolis. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 068-075. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2016.5947.