Sistema para Resolver o Problema de Roteamento e Inventário com Demanda Estocástica: Comparando Diferentes Heurísticas na Relaxação Lagrangeana
Resumo
Fornecedores necessitam atender a demanda de seus clientes da forma mais otimizada possível e mantendo a qualidade de seu serviço. Porém, em muitos casos essa demanda é desconhecida. O problema conhecido como problema de roteirização e inventário com demanda estocástica combina: (i) o controle de estoque; (ii) o transporte do produto; e (iii) decisões de agendamento da entrega considerando essa classe de demanda. Este trabalho tem como objetivo melhorar o algoritmo estado da arte baseado em programação matemática e relaxação lagrangeana visando encontrar soluções com custo menor. Para tal, foram propostas três variantes do algoritmo considerando diferentes heurísticas. Foram realizados experimentos com instâncias de teste contendo 15, 25 e 50 clientes; e foram analisados o custo final da solução e o tempo computacional para a solução convergir.
Referências
Appio, J. et al. Atributos de permanência de alunos em instituição pública de ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 216-237, maio 2016. ISSN 1983-4535.
Assis, C. F., Estudo dos fatores que influenciam a evasão dos alunos nos Cursos Superiores de Tecnologia de uma Instituição de Ensino Superior Privada Dissertação Mestrado Profissional em Administração Fundação Cultural Dr. Pedro Leopoldo – FPL , PedroLeopoldo, 2013.
Brasil. Ministério Da Educação. Instituto Nacional De Estudos E Pesquisas Educacionais.Sinopses Do Ensino Superior. Censos Do Ensino Superior. Comunicações Pessoais. Disponível Em: Www.Inep.Gov.Br.
Comissão Especial De Estudos Sobre Evasão (Mec/Andifes /Abruem/Sesu). Diplomação, Retenção E Evasão Nos Cursos De Graduação Em Instituições De Ensino Superior Públicas. Brasília, 1996.
Davok , D. F., Bernard R. P. 2016. Avaliação dos índices de evasão nos cursos de graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 503-521, jul. 2016.
Digiampietri, L. A., Nakano, F. and Lauretto, M. S. 2016. Mineração de Dados para Identificação de Alunos com Alto Risco de Evasão: Um Estudo de Caso. Rev. Grad. USP, vol. 1, n 1, jul. 2016.
Diogo, M. F. Et Al . Percepções De Coordenadores De Curso Superior Sobre Evasão, Reprovações E Estratégias Preventivas. Avaliação (Campinas), Sorocaba , v. 21, n. 1, p. 125-151, Mar. 2016 .
Fialho, M. G. D.; Prestes, E. M. Da T. Evasão Escolar No Curso De Pedagogia Da Ufpb: Na Compreensão Dos Gestores Educacionais. Mpgoa, João Pessoa, V.3, N.1, P. 42- 63, 2014.
Field, A. Descobrindo A Estatística Usando O Spss. 2 Ed. Porto Alegre. Artmed, 2009.
Garcia, F. C. Mecanismo De Enfretamento A Evasão No Ensino Superior Público: Inserção Do Conteúdo Sobre Profissões No Ensino Médio. Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia.2015.
Glauco P. S. Análise De Evasão No Ensino Superior: Uma Proposta De Diagnóstico De Seus Determinantes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, p. 311-333, jul. 2013.
Kantorski, G. Z.; Hoffmann, I. L.; Limberger, S. J. And Muller, F. M.. Uma Visão Do Futuro: Previsão De Evasão Em Cursos De Graduação Presenciais De Universidades Públicas: O Caso Do Curso De Zootecnia. XV Colóquio Internacional De Gestão Universitária. ISBN: 978-85-68618- 01-1. Mar Del Plata – Argentina. 2015.
Lobo R. L., Silva F., Paulo R. M., Hipólito O., Lobo M. B. C. M. A Evasão No Ensino Superior Brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 641-659, set./dez. 2007.
Lobo, R. L. An Exactly Soluble Model Relating Undergraduate Performance Indicators. Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP – Universidade de São Paulo. Publicado, também, no site www.institutolobo.org.br (2007).
MEC – Ministério da Educação e Cultura (1997) “Diplomação, Retenção e Evasão nos cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas”, Disponível em: http://www.udesc.br/arquivos/id_submenu/102/diplomacao.p df
Mello, S. P. T. De; Santos, E. G. Dos; Soares, A. C.; Rezende; A. M. C. A Evasão No Curso De Administração: Diagnostico E Possibilidades Em Uma Universidade Pública No Sul Do Brasil. XXIII Enangrad. Bento Gonçalves, 2012.
Nagai, N. P. A Evasão Universitária: Uma Análise Além Dos Números. III Congresso de Administração do Sul do Mato Grosso. Rondonópolis. 2015.
Prestes, E. M. T Fialho, M. G. D.; Pfeiffer, D. K.;. A Evasão No Ensino Superior Globalizado E Suas Repercussões Na Gestão Universitária. In: Encontro Internacional Da Sociedade Brasileira De Educação Comparada, 6.. 2014, Bento Gonçalves. Anais Eletrônicos..Bento Gonçalves: Sbec, 2014.
Prim, A. L.; Fávero, J. D. Motivos Da Evasão Escolar Nos Cursos De Ensino Superior De Uma Faculdade Na Cidade De Blumenau. E- Tech: Tecnologias Para A Competitividade Industrial: Especial Educação, 2013.
Sampaio, B.; Sampaio, Y.; Mello, E.; Melo, A.. Desempenho No Vestibular, Background Familiar E Evasão: Evidências Da Universidade Federal De Pernambuco. In Proceedings Of The Encontro Regional De Economia, 15., 2011. Anais...2011
Silva, F, Lobo, R. L.; Montejunas, P.R., Hipólito, O. And Lobo,M.B.C.M. 2007. A Evasão No Ensino Superior Brasileiro. Cadernos De Pesquisa, V. 37, N. 132, P. 641-659, 2007.
Tinto, V. Dropout from Higher Education: A Theoretical Synthesis of Recent Research.Washington, Review of Educational Research, v. 45, n. 1, p. 89-125, inverno, 1975.
Tinto, Vincent.Leaving college:rethinking the causes and cures of student attrition. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1993.
Tinto, V. Classrooms as communities: exploring the educational character of student persistence. Journal of Higher Education, Ohio, v. 68, n. 6, p. 600-622, nov./dez. 1997.
Tontini, G. And Walter, S. A.. Pode-Se Identificar A Propensão E Reduzir A Evasão De Alunos?: Ações Estratégicas E Resultados Táticos Para Instituições De Ensino Superior. Avaliação (Campinas), Sorocaba , V. 19, N. 1, P. 89-110, Mar. 2014 .