Impacto das Redes de Negócios para Startups: Um Estudo Empírico na IETEC/CEFET-RJ
Resumo
As startups têm ganhado papel de destaque no cenário atual devido a seu desempenho para o lançamento de inovações com baixo custo e risco. Contudo, para assegurar o sucesso desses empreendimentos é necessário estabelecer um ambiente colaborativo para incentivar e dar suporte às atividades. Compreender e sistematizar tais requisitos do ecossistema de startups é fundamental para estabelecer maior capacidade competitiva. O presente artigo apresenta um estudo empírico dos aspectos das diferentes estruturas de colaboração na incubadora IETEC CEFET-RJ.
Referências
L. Bardin. Análise de Conteúdo. Edições 70, Lisboa, Portugal, 2009.
S. G. Blank and B. Dorf. The startup owner’s manual: the step-by-step guide for building a great company. K&S Ranch Publishing Division, Pescadero, 2012.
A. Cândido and C. Souza. A adoção de práticas de inovação aberta pelas pequenas e médias empresas: um estudo empírico. Revista Tecnologia e Sociedade, 11(23):1–20, 2015.
H. Chesbrough and M. Appleyard. Open innovation and strategy. California management review, 50(1):57–76, 2007.
D. Cukier, F. Kon, and N. Krueger. Towards a software startup ecosystems maturity model, 2015.
J. Hardwick, A. Anderson, and D. Cruickshank. Trust formation processes in innovative collaborations. European Journal of Innovation Management, 16(1):4–21, 2013.
D. Isenberg. Babson entrepreneurship ecosystem project.
Y. Motoyama and K. Waltins. Examining the connections within the startup ecosystem: A case study of st. louis, 2014.
E. Ries. The Lean Startup. Crown Business, 1 edition, 2011.
M. C. F. R. Santos. O ecossistema de startups de software da cidade de São Paulo, 2015.
B. Spigel. The relational organization of entrepreneurial ecosystems. Entrepreneurship Theory and Practice, June 2015.
N. N. J. Torres and C. R. B. de Souza. Uma revisão de literatura sobre ecossistemas de startups de tecnologia. In Proceedings of the XII Brazilian Symposium on Information Systems, pages 385–392. Federal University of Santa Catarina - UFSC, May 2016.
T. Weiblen and H. Chesbrough. Engaging with startups to enhance corporate innovation. California Management Review, 57(2), 2016.
J. West and M. Bogers. Leveraging external sources of innovation: A review of research of open innovation. The Journal of Product Innovation Management, 31(4):814–831, 2014.