Uma Abordagem Baseada em Agentes de Apoio ao Ensino a Distância Utilizando Técnicas de Engenharia de Software

  • Enyo J. T. Gonçalves UFC
  • Marcos A. de Oliveira UFC
  • João H. Freires Junoir UFC
  • Guilherme E. S. Feitosa UFC
  • Douglas H.  Mendes UFC
  • Mariela I.  Cortés UECE
  • Robson G. F.  Feitosa IFCE
  • Yrleyjander S. Lopes UECE

Resumo


A Educação à Distância vem crescendo nos últimos anos com o apoio de ferramentas computacionais. Os ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) merecem destaque neste cenário, por permitirem que os cursos nesta modalidade se desenvolvam de modo mais interativo e dinâmico. No entanto, o acompanhamento dos alunos e demais envolvidos através dos AVAs ainda é realizado por agentes humanos, tornando esta atividade propensa a falhas. Neste contexto, há a necessidade de um software autônomo para apoiar tal tarefa. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Sistema Multiagente para MOODLE utilizando técnicas de Engenharia de Software baseada em Agentes para guiar o desenvolvimento.

Publicado
27/05/2014
GONÇALVES, Enyo J. T. ; DE OLIVEIRA, Marcos A.; FREIRES JUNOIR, João H.; FEITOSA, Guilherme E. S.; MENDES, Douglas H. ; CORTÉS, Mariela I. ; FEITOSA, Robson G. F. ; LOPES, Yrleyjander S. . Uma Abordagem Baseada em Agentes de Apoio ao Ensino a Distância Utilizando Técnicas de Engenharia de Software. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 10. , 2014, Londrina. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 219-230. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2014.6115.