Proposta de Portal do Conhecimento na Secretaria da Receita Federal como ferramenta de Gestão do Conhecimento para Suporte de Tecnologia da Informação
Resumo
Os novos tempos têm gerado, por parte da sociedade, novas demandas e expectativas em relação às formas de administração e atuação das organizações públicas. O conhecimento gerado e utilizado por estas organizações é que vai proporcionar a capacidade de mudança e inovação capaz de atender a estes anseios. Este artigo apresenta o protótipo de um portal do conhecimento a ser utilizado na Secretaria da Receita Federal (SRF) em PR e SC. que auxilie na gestão eficiente dos conhecimentos de seus funcionàrios, melhorando os processos de trabalho de suporte à TI, evitando a perda de conhecimentos valiosos e integrando as bases de conhecimento já existentes, adequando-a aos novos tempos e formas de administração.
Referências
Davenport, T. H. e Prusak, L. (1998) "Conhecimento Empresarial", Ed. Campus, Rio de Janeiro.
Evangelista, C. A. V. Jr. (2002) "Informação e Colaboração: a infra-estrutura de conhecimento da SRF", In: Prêmio de Criatividade e Inovação Auditor Fiscal José Antônio Schontag: coletânea de monografias, SRF, Brasília.
Mare (Brasil). (1998) "Programa de modernização do Poder Executivo Federal", http://www.planejamento.gov.br/gestao/conteudo/publicacoes/cadernos_mare/cadernos_mare.htm, Brasília, Abril-2004.
Nonaka, I. e Takeuchi, H. (1997) "Criação de conhecimento na empresa", Ed. LTC, Rio de Janeiro.
Stewart, T. A. (1998) "Capital Intelectual", Ed. Campus, Rio de Janeiro.
Terra, J. C. C. (2000) "Gestão do conhecimento", Ed. Negócio, São Paulo