Fatores que influenciam a aceitação e intenção de uso de governo eletrônico por pessoas com deficiência visual: um estudo sobre o site da Receita Federal

  • Fernando Elias de Oliveira UFLA
  • André Freire UFLA

Resumo


Uma grande parcela da sociedade é constituída por pessoas com deficiência visual (PCDV), mesmo assim, há pouco conhecimento sobre a intenção de uso de governo eletrônico (e-Gov) por essas pessoas. Em geral, os estudos que analisam o acesso de e-Gov por PCDV investigam somente diretrizes de acessibilidade Web. No presente trabalho, teve-se como objetivo identificar fatores condicionantes na intenção de uso de e- Gov por PCDV. Para tal, propôs-se um modelo de mensuração que integra fatores do UTAUT com as teorias da confiança, ansiedade e habilidade com tecnologia. O modelo de mensuração, constituído por nove construtos, foi especificado com o apoio de especialistas com experiência na avaliação de e-Gov e análise de acessibilidade Web. Foram convidadas 937 (novecentos e trinta e sete) PCDV para participar do estudo, que resultou em 129 (cento e vinte e nove) respostas válidas para a análise empírica. Os dados coletados foram processados no software SamartPLS. Pelos resultados, verificou-se que a influência social foi o construto mais influente sobre a intenção de uso, com um poder de explicação de 0.367 e p < 0.001. A ansiedade, confiança no governo e confiança na tecnologia exerceram uma influência positiva, com poder de explicação 0.255, 0.214 e 0.173, respectivamente; todos trazem indícios de que os respectivos construtos são importantes para prever a intenção de uso de e-Gov por PCDV e podem ser ampliados com estudos qualitativos. Não foi possível confirmar a influência da expectativa de desempenho e da expectativa de esforço. Já os construtos condições facilitadoras e habilidade com tecnologia não foram avaliados por não atingirem n´níveis adequados de confiabilidade. Concluiu-se que a inclusão digital não se configura somente pelo provimento de tecnologias e recursos acessíveis. As PCDV fazem uso de redes sociais e mantém relações com trocas de experiências de uso de e-Gov, essa reciprocidade foi significante para explicar a intenção de uso. Neste trabalho, há algumas limitações, tais como a impossibilidade de generalização e a característica exploratória da pesquisa. Para trabalhos futuros, recomenda-se empregar outros construtos com influência sobre a expectativa de esforço e incluir um construto teórico para medir a acessibilidade Web [Oliveira and Freire 2020].
Palavras-chave: Aceitação, intenção de uso, governo eletrônico, deficiência visual

Referências

Oliveira, F. E. and Freire, A. P. (2020). Factors influencing the acceptance and intention to use electronic government by people with visual disabilities: a study on the website of the federal revenue of brazil. O respectivo artigo está em avaliação.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Fernando Elias de; FREIRE, André. Fatores que influenciam a aceitação e intenção de uso de governo eletrônico por pessoas com deficiência visual: um estudo sobre o site da Receita Federal. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 16. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 125-125.