Play Your Process - Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio

  • Tadeu Moreira de Classe UNIRIO
  • Sean Wolfgand Matsui Siqueira UNIRIO
  • Renata Mendes de Araujo UPM
  • Geraldo Bonorino Xexéo COPPE/UFRJ

Resumo


Atualmente as organizações são desafiadas na tentativa de fazer com que seus clientes se aproximem e possam contribuir na inovação e melhoria de seus processos de negócio. Neste contexto, percebeu-se que estas melhorias passam pela compreensão dos processos pelos clientes tornando-os aptos a contribuir. Esta pesquisa explorou o design de jogos digitais como alternativa atrativa para que as pessoas possam compreender como um processo de negócio de prestação de serviço é executado. Através da Design Science Research Methodology (DSRM) o método Play Your Process (PYP) foi concebido, tendo como objetivo guiar o game designer na construção destes jogos. Com o método PYP foi possível desenvolver e demonstrar os jogos digitais baseados em processos de negócio em diferentes contextos, sendo estes, avaliados com o público (cidadãos) quanto a sua qualidade e a ferramenta para promover a compreensão do processo de negócio (serviço). Assim, o método usa modelo de processos de negócio como base para a criação do jogo, e ao mesmo tempo o jogo digital busca representar o modelo de processo de negócio para a compreensão do jogador. O método PYP demonstrou ser útil para isso, ao fornecer suporte ao projeto de jogos digitais baseados em processos de negócio.
Palavras-chave: Processo organizacional, Design Science Research, Jogos Digitais

Referências

Aguilar-Saven, R.S. (2004) "Business Process Modelling: Review And Framework". In: International Journal Of Production Economics, V.90(2), p. 129-149.

Alfaro, C.; Lavin, J.M.; Gomez, J.; Insua, D.R. (2015) "Epbpm: A Graphical Language Supporting Interoperability Of Participatory Process". In: International Conference OnEdemocracy&Egovernment (Icedeg), p. 98-103.

Araujo, R.M., Cappelli, C., Diirr, B., Engiel, P., Tavares, R.L. (2012) “Democracia Eletrônica”. In: Sistemas Colaborativos, Org: Pimentel, M., Fuks, H., Rio De Janeiro, Elsevier.

Araujo, R.M.; Taher, Y. (2014) “Refining It Requirements For Government-Citizen Co-Participation Support In Public Service Design And Delivery”. In: Conference For E-Democracy And Open Government, 2014, Krems. Cedem 2014. Krems: Donau Universität Krems, V. 1. p. 61-72.

Bulander, R. (2010) "A conceptual framework of serious games for higher education: Conceptual framework of the game INNOV8 to train students in business process modelling". In: Proceedings of the 2010 International Conference on e-Business (ICE-B). p. 1-6.

Campbell. D.T.; Stanley, J.C. (2015) “Experimental And Quasi-Experimental Design For Research”. Ravenio Books.

Classe, T.; Araujo, R. (2016) “Jogos Digitais Para Participação Cidadã Em Processos De Prestação De Serviços Públicos”. In: Workshop De Teses E Dissertações Do Simpósio Brasileiro De Sistemas De Informação.

Classe, T.; Araujo, R.M. (2015). Gamificação Para Participação Social Em Processos Públicos: Mapeamento Sistemático. In: Simpósio Brasileiro De Sistemas Colaborativos (Sbsc 2015), p. 130-137.

Classe, T.M.; Araujo, R.M.; Xexeo, G.B. (2018a) “Combining Business Process Models Into Digital Games Design: A Literature Review”. In: Relatórios Técnicos Do Departamento De Informática Aplicada Da Unirio.

Classe, T.M; Araujo, R.M.; Xexéo, G.B. (2018b). "From Business Processes to Digital Games: A Mapping Proposal". In: Anais do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), p. 472-465.

Classe, T.M.; Araujo, R.M.; Xexeo, G.B.; Siqueira, S.W.M. (2018c) “PYP – Play Your Process: Um Método De Design De Jogos Digitais Baseados Em Processos De Negócio”. In: Relatórios Técnicos Do Departamento De Informática Aplicada Da Unirio.

Classe, T.M.; Araujo, R.M.; Xexéo, G.B. (2018d) "Process Model Game Design: Uma Ferramenta para Apoio a Sistematização de Design de Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio". In: SBGames 2018, Foz do Iguaçu (PR), p. 233-242.

Classe, T.M.; Siqueira, S.W.M.; Araujo, R.M. (2017) "Um Estudo Sobre A Falta De Interesse Do Cidadão Em Se Tratando De Propostas Governamentais Apoiadas Por Mídias Sociais". In: Relatórios Técnicos Do Departamento De Informática Aplicada Da Unirio.

Classe, T. M.; Araujo, R. M.; Xexéo, G. B., Siqueira, S. (2019) "The Play Your Process Method for Business Process-Based Digital Game Design". In: International Journal of Serious Games, 6(1), p. 27-48.

Classe, T.M.; Araujo, R.M.; Xexeo, G.B.; (2019) “Jogos Digitais Baseados em Processos de Negócio”. In: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames) 2019.

Dresch, A.; Lacerda, D.P.; Antunes, J.A.V. (2015) “Design Science Research: Método De Pesquisa Para Avanço Da Ciência E Tecnologia”. Porto Alegre, Bookman.

Dumas, M.; La Rosa, M.: Mendling, J.; Reijers, H.A. (2013) “Fundamentals Of Business Process Management”. Berlin: Springer.

Effing, R.; Hillebgersberg, J. V.; Huibers, T. (2011) "Social Media And Political Participation: Are Facebook, Twitter And Youtube Democratizing Our Political Systems?” In: Epart 2011, p.25–35.

Engiel, P.; Araujo, R.; Cappelli, C. (2014) "Desigining Public Service Process Models For Understandability". In: Electronic Journal Of E-Government, V.12(1), p. 95-111.

Fu, F.; Su, R.; Yu, S. (2009) “Egameflow: A Scale To Measure Learners’ Enjoyment Of E-Learning”. In Computer And Education, p. 101-112.

Govint. (2019) “Co-Production - How Does The Co-Production Star Toolkit Help You?”. In: Governance International.

Hamari, J., Koivisto, J., Sarsa, H. (2014) "Does Gamification Work? — A Literature Review Of Empirical Studies On Gamification". In: Hawaii International Conference On System Science, V.47, p. 3025-3034.

Hevner, A.; March, S.; Park, J.; Ram, S. (2004) "Design Science In Information Systems Research". In: Mis Quarterly, V.28(1), p.75-105.

Michael, D., Chen, S. (2005) “Serious Games - Games That Educate, Train, And Inform”. Thomson Course Technology Ptr, Boston.

Nicolaci-Da-Costa, A.M. (2007) "O Campo Da Pesquisa Qualitativa E O Método De Explicitação Do Discurso Subjacente (Meds)". In: Psicologia, Reflexão E Crítica, V.20(1), p.65-73.

Peffers, K.; Tuunanen, T.; Rothenberger M.A.; Chatterjee, S. (2007) "A Design Science Research Methodology For Information Systems Research". In: Journal Of Management Information Systems (Jmis), V.24(3), p. 45–77.

Petridis, P., Hadjicosta, K., Guang Shi, V., Dunwell, I., Baines, T., Bigdeli, A., Bustinza, O., Uren, V. (2015) "State Of The Art In Business Games". In: International Journal Of Serious Games, V.2(1).

Pflanzl, N.; Vossen G. (2014) “Challenges Of Social Business Process Management", In: 47th Hawaii International Conference On System Sciences, p. 3868–3877.

Rocha, R.V., Araújo, R.B. (2013) "Metodologia De Design De Jogos Sérios Para Treinamento: Ciclo De Vida De Criação, Desenvolvimento E Produção". In: Xii Simpósio Brasileiro De Jogos E Entretenimento Digital (Sbgames 2013), p. 1-10.

Rougas, B. (2016) "A Model-Driven Framework For Educational Game Design". In International Journal Of Serious Games, V3(3), p. 19-37.

Sakuda, L.O.; Fortim, I.; Azevedo, T.; Harris, J. (2018) “Análise Do Mercado Brasileiro De Jogos Digitais”. In: Sakuda, L. O.; Fortim, I. (Orgs.). Ii Censo Da Indústria Brasileira De Jogos Digitais. Ministério Da Cultura: Brasília.

Salen, K., Zimmerman, E. (2003) “Rules Of Play: Game Design Fundamentals”. Cambridge, Mass.: Mit Press.

Sawyer, B., Smith, P. (2008) "Serious Games Taxonomy". In: Serious Games Summit At The Game Developers Conference.

Schell, J. (2009) “The Art Of Game Design A Book Of Lenses”. Burlington, Usa: Morgan Kaufmann Publishers & Elsevier.

Silva, S. P. (2005) “Graus De Participação Democrática No Uso Da Internet Pelos Governos Das Capitais Brasileiras. In: Opinião pública, V. Xi(2), p. 450-468.

Siriaraya, P.; Visch, V.; Vermeeren, A.; Bas, M. (2018) "A Cookbook Method For Persuasive Game Design". In: International Journal Of Serious Games, 5(1).

Sobreira Neto, F. (2009) "Gerenciamento De Processos De Negócio – Bpm Segundo A Gestão Empresarial E A Tecnologia Da Informação: Uma Revisão Conceitual". In: Xxxiii Encontro Da Anpad, São Paulo.

Solís-Martínez, J.P. Espada, N. García-Menéndez, B. C. P.G-Bustelo, & J. M. C. Lovelle, (2015) “Vgpm: Using Business Process Modeling For Videogame Modeling And Code Generation In MultiplePlatforms”. In Computer Standards & Interfaces, 42, p. 42-52.

Vedel, T. (2006) "The Idea Of Electronic Democracy: Origins, Visions And Questions". In: Parliamentary Affairs, V.59(2), p. 226-235.

Yildiz, M. (2006) "Decision-Making In E-Government Projects: The Case Of Turkey". In: Handbook Of Decision-Making, pp. 395-416.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CLASSE, Tadeu Moreira de; SIQUEIRA, Sean Wolfgand Matsui; ARAUJO, Renata Mendes de; XEXÉO, Geraldo Bonorino. Play Your Process - Uma Método de Design de Jogos Digitais Baseados em Modelos de Processos de Negócio. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 16. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 142-157. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2020.13136.