Processamento de conteúdo, proficiências, deficiências e de interações sociais para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio

  • Marcos Arrais PUC Minas
  • Jonice Oliveira UFRJ

Resumo


Milhares de estudantes no Brasil necessitam de estudos complementares ao ensino formal para atingir boas pontuações no Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM e garantir o ingresso no ensino superior. Esse trabalho tem por objetivo o desenvolvimento de um método para mensurar as proficiências e deficiências dos alunos e orientá-los na construção de novos conhecimentos. O artefato desenvolvido é uma ferramenta adaptativa, cujo engajamento é baseado em conceitos de gamificação. A metodologia utilizada foi Design Science Research. A avaliação do artefato foi feita através de Estudo de Caso e os resultados demonstram a efetividade do método proposto.
Palavras-chave: Processamento de conteúdo, interações sociais e Exame Nacional do Ensino Médio

Referências

Araújo, R. (2016). "Sistemas de Informação e os desafios do mundo aberto. Seminário GranDSI-BR no SBSI 2016".

Araújo, R.M., Maciel, R.S., Boscarioli, C. (2017) “I GranDSI-BR: Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil (2016-2026)” - RT. CE-SI da SBC. ISBN 978-85-7669-359-8. http://www2.sbc.org.br/ce-si//arquivos/grandsi.pdf.

Arrais, M. (2019) “Processamento de conteúdo, proficiências, deficiências e de interações sociais para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio”, Tese, Programa de Pós-graduação em Informática, UFRJ.

Dresch, A., Lacerda. P. D., Junior, A.V.A.J. (2015) “Design Science Research”. Bookman.

Hernández-García, Á., González-González, I., Jiménez-Zarco, A. I. and Chaparro-Peláez, J. (2015). “Applying social learning analytics to message boards in online distance learning: A case study,” Comput. Human Behav., vol. 47, pp. 68–80.

Kaiser, C. and Bodendorf, F. (2012). “Mining consumer dialog in online forums,”Internet Res., vol. 22, no. 3, pp. 275–297.

Kang M., Kim, B., Gloor, P. and Bock, G.-W. (2011). “Understanding the effect social networks on user behaviors in community-driven knowledge services,” J. Am. Soc. Inf. Sci. Technol., vol. 62, no. 6, pp. 1066–1074.

Kaptein, R. and Kamps, J. (2011). “Explicit extraction of topical context,” J. Am. Soc. Inf. Sci. Technol., vol. 62, no. 8, pp. 1548–1563.

Leginus, M. and Zhai, C. (2015). DOLOG, Peter. “Personalized generation of word clouds from tweets,” J. Assoc. Inf. Sci. Technol., p. n/a–n/a.

Montejo-Ráez, A., Martínez-Cámara, E., Martín-Valdivia, M. T. and Ureña-López, L. A. (2014). “A knowledge-based approach for polarity classification in Twitter,” J. Assoc. Inf. Sci. Technol., vol. 65, no. 2, pp. 414–425.

Moraes, A., Belluzzo, W. (2014). “O diferencial de desempenho escolar entre escolas públicas e privadas no Brasil”, Nova Economia. vol.24 no.2 Belo Horizonte Mai/Ago.

Pasquali, L. (2003) “Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação”, Petrópolis, Vozes. 397 p.

Shapira, B. and Zabar, B. (2011). “Personalized search: Integrating collaboration and social networks,” J. Am. Soc. Inf. Sci. Technol., vol. 62, no. 1, pp. 146–160.

Shi, C., Liu, J., Zhuang, F., Yu, P. S. and Wu, B. (2016). “Integrating heterogeneous information via flexible regularization framework for recommendation,” Knowl. Inf. Syst., pp. 1–25.

Tang, L. and Liu, H. (2011). “Leveraging social media networks for classification,” Data Min. Knowl. Discov., vol. 23, no. 3, pp. 447–478.

Vilares, D., Alonso, M. A. and Gómez-Rodríguez, C. (2015). “On the usefulness of lexical and syntactic processing in polarity classification of Twitter messages,” J. Assoc. Inf. Sci. Technol., vol. 66, no. 9, pp. 1799–1816.

Yi, K. (2012). “Harnessing collective intelligence in social tagging using Delicious,” J. Am. Soc. Inf. Sci. Technol., vol. 63, no. 12, pp. 2488–2502.

Zhou, B. and Pei, J. (2011). “Aggregate keyword search on large relational databases,” Knowl. Inf. Syst., vol. 30, no. 2, pp. 283–318.

Zichermann, G. and Cunningham, C. (2011). “Gamification by Design: Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps”, Canada: O’Reilly Media.
Publicado
03/11/2020
Como Citar

Selecione um Formato
ARRAIS, Marcos; OLIVEIRA, Jonice. Processamento de conteúdo, proficiências, deficiências e de interações sociais para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. In: CONCURSO DE TESES E DISSERTAÇÕES - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 16. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 158-173. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2020.13137.