Suporte à dirigibilidade de um veículo elétrico através do gerenciamento de consumo de bateria
Resumo
Este artigo propõe uma aplicação para apoiar a percepção do motorista quanto ao consumo de bateria de um veículo elétrico, como também, aos modos de condução dele. Simulou-se a captação de dados através de um simulador de contexto capaz de reproduzir o consumo e autonomia de um veículo elétrico. Para avaliar nossa solução foi utilizada a metodologia de Design Science Research (DSR).
Palavras-chave:
gerenciamento de consumo de bateria, veículo elétrico, simulação de contexto, autonomia do veículo elétrico
Referências
Basit, A., et al. (2020) Electric vehicles interactions for efficient energy performance within smart grid. In: 2020 3rd International Conference on Computing, Mathematics and Engineering Technologies (iCoMET), pages 1-6, IEEE.
Boscarioli, C., Araujo, R., and Suzana, R. (2017). Grand research challenges in informa-tion systems in brazil 2016-2026.Brazilian Computer Society.
Do Nascimento, M. G., et al. (2020). Covid-19: A Digital Transformation Approach to a Public Primary Healthcare Environment. In 2020 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), pages 1-6, IEEE.
Franke, T., et al. (2012) Experiencing range in an electric vehicle: Understanding psychological barriers. Applied Psychology, 61(3):368–391.
Hevner, A. R., et al. (2004) Design science in information systems research. MIS quarterly, pages 75-105.
Lundström, A. (2014). Differentiated driving range: Exploring a solution to the problems with the “guess-o-meter” in electric cars. Proceedings of the 6th international conference on automotive user interfaces and interactive vehicular applications, pages 1–8.
Pimentel, M., Filippo, D., Santoro, F. M. (2018). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Vol. 1. Chapter 5, pages 1–29.
Siafu (2007). An open source context simulator. Disponível em: https://siafusimulator.org/. Acessado em: janeiro de 2020.
Boscarioli, C., Araujo, R., and Suzana, R. (2017). Grand research challenges in informa-tion systems in brazil 2016-2026.Brazilian Computer Society.
Do Nascimento, M. G., et al. (2020). Covid-19: A Digital Transformation Approach to a Public Primary Healthcare Environment. In 2020 IEEE Symposium on Computers and Communications (ISCC), pages 1-6, IEEE.
Franke, T., et al. (2012) Experiencing range in an electric vehicle: Understanding psychological barriers. Applied Psychology, 61(3):368–391.
Hevner, A. R., et al. (2004) Design science in information systems research. MIS quarterly, pages 75-105.
Lundström, A. (2014). Differentiated driving range: Exploring a solution to the problems with the “guess-o-meter” in electric cars. Proceedings of the 6th international conference on automotive user interfaces and interactive vehicular applications, pages 1–8.
Pimentel, M., Filippo, D., Santoro, F. M. (2018). Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção de Pesquisa. Vol. 1. Chapter 5, pages 1–29.
Siafu (2007). An open source context simulator. Disponível em: https://siafusimulator.org/. Acessado em: janeiro de 2020.
Publicado
07/06/2021
Como Citar
NASCIMENTO, Gabriel dos Santos; DAVID, José Maria N.; DANTAS, Mario A. R..
Suporte à dirigibilidade de um veículo elétrico através do gerenciamento de consumo de bateria. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 09-12.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15344.