Navegação autônoma e detecção visual usando uma plataforma robótica de baixo custo

Resumo


Este trabalho apresenta uma plataforma robótica e aplicação de baixo custo de um robô em uma tarefa de detecção visual e perseguição de um objeto, utilizando um smartphone como sensor e realizando a detecção do objeto atraves de Visão Computacional. Os resultados são comparados com os de uma técnica tradicional da robótica móvel, mostrando que o método proposto mostra resultados comparáveis enquanto oferece flexibilidade muito maior.
Palavras-chave: Navegação autônoma, detecção visual, plataforma robótica

Referências

Fusco, R. J. and Assis, W. O. (2015). Desenvolvimento de um sistema de visão para robô.

Mendoza, D. (2014). Computer vision applied to autonomous robots using raspberry pi.

Moretto and Mello (2020). Protótipo de um robô seguidor de piso tátil utilizando visão.

Morich, K. (2021). Serial bluetooth terminal.

Oros and Jeffrey (2013). Smartphone based robotics: Powerful, flexible and inexpensive robots for hobbyists, educators, students and researchers. CECS Tech Report 13-16.

Romero, R., Prestes, E., Osorio, F., and Wolf, D. (2014). Robótica móvel, editora ltc.
Publicado
07/06/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FRANÇA, Danilo; COUTO, Leandro; SOUZA, Jefferson. Navegação autônoma e detecção visual usando uma plataforma robótica de baixo custo. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 17-20. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15346.