A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem
Resumo
A gamificação é utilizada com frequência como ferramenta para o docente transmitir todo o conteúdo pedagógico necessário de forma motivadora, engajante e criativa. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Gamificação, Perfil de jogador, Processo ensino-aprendizagem
Referências
Alves, Flora. (2015) Gamification: Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras: Um Guia Completo, do Conceito à Prática, 2ª Edição, DVS Editora.
Alves, L. e Coutinho, I. J. (2016) Jogos Digitais e Aprendizagem: Fundamentos para uma Prática Baseada em Evidências, Campinas, Papirus Editora.
Andrade, H.F.R. Gamificação personalizada baseada no perfil do jogador. Tese (Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional). São Carlos, p. 198. 2018.
KAPP, Karl M (2012) The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education, Pfeiffer.
Lavoué, É., Monterrat B., Desmarais, M. e George, S. (2018) Adaptive Gamification for Learning Environments, IEEE Transactions on Learning Technologies, p. 1-13, Manuscript.
Oliveira Júnior, J. A. e Barbosa, A. A. (2016) Perfis de Jogadores em Contextos de Ensino/Aprendizagem em Disciplinas de Programação, In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2016], Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2016], p.1137-1146.
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Andrade, H.F.R. Gamificação personalizada baseada no perfil do jogador. Tese (Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional). São Carlos, p. 198. 2018.
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Oliveira Júnior, J. A. e Barbosa, A. A. (2016) Perfis de Jogadores em Contextos de Ensino/Aprendizagem em Disciplinas de Programação, In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2016], Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2016], p.1137-1146.
Publicado
07/06/2021
Como Citar
CAMPOS, Marcio Cristiano Vasconcelos de; BORCHARTT, Tiago Bonini.
A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 197-200.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15378.