A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem

Resumo


A gamificação é utilizada com frequência como ferramenta para o docente transmitir todo o conteúdo pedagógico necessário de forma motivadora, engajante e criativa. Este trabalho tem como objetivo a análise da influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Gamificação, Perfil de jogador, Processo ensino-aprendizagem

Referências

Alves, Flora. (2015) Gamification: Como Criar Experiências de Aprendizagem Engajadoras: Um Guia Completo, do Conceito à Prática, 2ª Edição, DVS Editora.

Alves, L. e Coutinho, I. J. (2016) Jogos Digitais e Aprendizagem: Fundamentos para uma Prática Baseada em Evidências, Campinas, Papirus Editora.

Andrade, H.F.R. Gamificação personalizada baseada no perfil do jogador. Tese (Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional). São Carlos, p. 198. 2018.

KAPP, Karl M (2012) The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education,  Pfeiffer.

Lavoué, É., Monterrat B., Desmarais, M. e George, S. (2018) Adaptive Gamification for Learning Environments, IEEE Transactions on Learning Technologies, p. 1-13, Manuscript.

Oliveira Júnior, J. A. e Barbosa, A. A. (2016) Perfis de Jogadores em Contextos de Ensino/Aprendizagem em Disciplinas de Programação, In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2016], Anais dos Workshops do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação [CBIE 2016], p.1137-1146.
Publicado
07/06/2021
CAMPOS, Marcio Cristiano Vasconcelos de; BORCHARTT, Tiago Bonini. A influência do perfil de jogador do aluno no desempenho de ferramentas gamificadas no processo ensino-aprendizagem. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 17. , 2021, On-line. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 197-200. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2021.15378.