AvaliaSmart: Avaliação Automática de Questões Discursivas

  • Lucas Busatta Galhardi Universidade Tecnológica Federal do Paraná http://orcid.org/0000-0002-5998-3887
  • João Antonio Mendes Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Caio Augusto G. Cavazzani Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rodrigo Clemente Thom de Souza Universidade Federal do Paraná / Universidade do Estado de Maringá

Resumo


Este artigo apresenta brevemente a AvaliaSmart, startup que possui como principal aplicação um modelo para avaliação automática de questões discursivas. Esse tipo de avaliação automática é inédita no Brasil e possui como principal benefício o auxílio a alunos e professores, podendo interessar à diversas instituições ligadas à área da educação que queiram otimizar esse processo internamente. O artigo descreve como a ferramenta passou pelas etapas de identificação do problema, ideia, pesquisa científica até chegar ao mercado como um produto/serviço.

Palavras-chave: respostas curtas, edtech, automatic grading, ia, pln

Referências

ABED (2016). Censo EAD Brasil 2016 - Relatório Analítico de Aprendizagem a Distância no Brasil.

Burrows, S., Gurevych, I., and Stein, B. (2015). The eras and trends of automatic short answer grading. International Journal of Artificial Intelligence in Education, pages 60–117.

Galhardi, L., de Souza, R. C. T., and Brancher, J. (2020). Automatic grading of portuguese short answers using a machine learning approach. In Anais Estendidos do XVI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pages 109–124. SBC.

Galhardi, L. B. and Brancher, J. D. (2019). PSA-AutoGradrer. INPI.

Galhardi, L. B., Barbosa, C. R., de Souza, R. C. T., and Brancher, J. D. (2018a). Portuguese automatic short answer grading. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 1373.

Galhardi, L. B. and Brancher, J. D. (2018). Machine learning approach for automatic short answer grading: A systematic review. In Ibero-american conference on artificial intelligence, pages 380–391. Springer, Cham.

Galhardi, L. B., Thom de Souza, R. C., C. M., S. H., and Brancher, J. D. (2018b). Exploring distinct features for automatic short answer grading. In Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional, page 1. 12.

Jacomini, M. A. and Penna, M. G. d. O. (2016). Carreira docente e valorização do magistério: condições de trabalho e desenvolvimento profissional. Proposições, 27(2):177–202.

Nascimento, M. d. G. C. d. A. and Santos, J. V. (2015). Sessão Especial 05 - Políticas educacionais e currículo: interfaces na educação infantil e ensino fundamental 37a Reunião Nacional da ANPEd – 04 a 08 de outubro de 2015, UFSC – Florianópolis.
Publicado
16/05/2022
Como Citar

Selecione um Formato
GALHARDI, Lucas Busatta; OLIVEIRA, João Antonio Mendes; CAVAZZANI, Caio Augusto G.; SOUZA, Rodrigo Clemente Thom de. AvaliaSmart: Avaliação Automática de Questões Discursivas. In: ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 217-220. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222233.