Potencialidades e Desafios do Ensino Remoto em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação

Resumo


Este artigo apresenta as impressões dos alunos de um curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, sobre a modalidade de ensino remoto, adotada durante os anos de 2020 e 2021, em decorrência do isolamento social devido à Pandemia de COVID-19. As impressões foram coletadas durante a realização da disciplina de Computadores e Sociedade, no momento em que foram discutidas as potencialidades e os desafios da aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação nos processos de ensino e de aprendizagem. Os resultados apontam potencialidades que favorecem o desenvolvimento do ensino remoto, híbrido e a distância, além de desafios que precisam ser superados.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Pandemia de COVID-19, Computadores e Sociedade

Referências

Bardin, L. (2010) “Análise de conteúdo”. 4. ed. Lisboa: Edições70.

Bergmann, J. (2018) “Aprendizagem Invertida para resolver o Problema do Dever de Casa”. Porto Alegre: Penso.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (2021). “Calendário Acadêmico 2021/2”. Disponível em: [link]. Acesso em: 19 jul. 2021.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (2022a). “Instrução Normativa PROGRAD/UFSM 04/2022 de 17 de fevereiro de 2022 “. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 fev. 2022.

UFSM. Universidade Federal de Santa Maria (2022b). “UFSM em Rede”. Disponível em: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prograd/ufsm-em-rede/. Acesso em: 22 fev. 2022.
Publicado
16/05/2022
SILVEIRA, Sidnei Renato; VIT, Antonio Rodrigo Delepiane de; BERTOLINI, Cristiano. Potencialidades e Desafios do Ensino Remoto em um Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. In: FÓRUM DE EDUCAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 18. , 2022, Curitiba/PR. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 229-232. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2022.222289.