A Tecnologia como Suporte para o Judiciário e o Acesso à Justiça: uma Proposta de Aplicação no Âmbito da Violência Doméstica

Resumo


A baixa disponibilidade de acesso rápido e compreensível à justiça pelos cidadãos é um problema global e a Organização das Nações Unidas (ONU) tem buscado meios para a democratização da justiça. No Brasil, o projeto Justiça 4.0 busca dar os primeiros passos rumo a um sistema judiciário inteligente, eficiente e digital. Este trabalho aborda então um dos problemas mais recorrentes de violência no brasil: a violência doméstica. Dessa maneira, foi desenvolvida uma aplicação com tecnologias web e de computação em nuvem, orientada para a gestão de denúncias e julgamentos, pelas autoridades competentes, de solicitações de medidas protetivas de urgência. Uma avaliação experimental com voluntários da área jurídica foi realizada e analisada.

Palavras-chave: acesso à justiça, medida protetiva, violência doméstica, computação em nuvem, aplicativo

Referências

Brasil (2006). Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. https://tinyurl.com/leiMariaPenha.

Chaves, H. A. (2021). A metodologia sjpcmi (digitização toyotizada de fluxos processuais) aplicada ao ministério público da união. https://tinyurl.com/metodologiaSJPCMI.

CNJ (2021a). Balcão virtual cnj. https://tinyurl.com/balcaoVirt.

CNJ (2021b). Justiça 4.0. https://tinyurl.com/justica4.

CNJ (2021c). Painel analytics da violência doméstica. https://tinyurl.com/painelViolenciaDomestica.

CNJ (2021d). Painel analytics do cnj. https://tinyurl.com/painelAnalyticsCNJ.

Consultor Jurídico (2019). Lentidão e burocracia desmotivam pessoas a irem à justiça, diz estudo. https://tinyurl.com/lentidaoBurocraciaDesmotivam.

Folha de S. Paulo (2019). Brasil registra 1 caso de agressão a mulher a cada 4 minutos, mostra levantamento. https://tinyurl.com/casosAgressaoMulher.

Forum de Segurança Pública (2020). Violência doméstica durante a pandemia de covid-19. https://tinyurl.com/violenciaDomesticaPandemia.

g1 - Economia (2018). Como as robôs alice, sofia e monica ajudam o tcu a caçar irregularidades em licitações. https://tinyurl.com/robosAliceSofiaMonicaTCU.

Instituto DataFolha (2021). Pesquisa mostra alcance e opinião da advocacia sobre uso de tecnologia na profissão. https://tinyurl.com/opiniaoAdvocaciaTecnologia.

IPEA (2021). Atlas da violência 2021. https://tinyurl.com/atlasViol.

Jornal Globo (2020). Casos de violência doméstica no rj crescem 50% durante confinamento. https://tinyurl.com/crescimentoViolenciaDomestRJ.

Jornal Tribuna do Norte (2020). No rn, violência doméstica cresce 260% durante período de isolamento. https://tinyurl.com/crescimentoViolenciaDomestRN.

ONU (2021a). Objetivos de desenvolvimento sustentável - igualdade de gênero. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/5.

ONU (2021b). Objetivos de desenvolvimento sustentável - paz, justiça e instituições eficazes. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/16.

ONU (2021c). Objetivos de desenvolvimento sustentável - sobre o nosso trabalho para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável no brasil. https://brasil.un.org/pt-br/sdgs.

Pereira, R. and Baranauskas, M. C. C. (2016). Visão sistêmica e socialmente consciente para sistemas de informação. In I GranDSI-BR – Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016 a 2026. Sociedade Brasileira de Computação.
Publicado
29/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MOREIRA, Matheus Carvalho Gomes; MOURA, Pedro Nuno de Souza. A Tecnologia como Suporte para o Judiciário e o Acesso à Justiça: uma Proposta de Aplicação no Âmbito da Violência Doméstica. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 48-57. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229192.