Plataforma de Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem Aplicando Inteligência Artificial

Resumo


A plataforma de acompanhamento personalizado da aprendizagem permite a digitalização, correção e diagnóstico pedagógico de textos manuscritos, em língua portuguesa, produzidos por estudantes de escolas públicas ou privadas. A fim de atender esse objetivo, foram desenvolvidos algoritmos de Inteligência Artificial (IA) com técnicas de visão computacional, para transcrição de textos manuscritos; e técnicas de processamento de linguagem natural, para correção dos textos em língua portuguesa. A solução proposta pode auxiliar efetivamente os professores na correção de textos, permitindo que estudantes produzam textos com maior frequência.

Palavras-chave: acompanhamento personalizado, inteligência artificial, língua portuguesa

Referências

Agência Senado (2019) “Pandemia acentua deficit educacional e exige ações do poder público”, [link], Fevereiro.

Brasil (2019) “Política Nacional de Alfabetização (PNA)”, [link], Janeiro.

Fernandes, L. (2019). A Escrita na Prova de Redação do ENEM: Um Olhar sobre a Prática Docente. In Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa.
Publicado
29/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
PORTELA, Carlos S. et al. Plataforma de Acompanhamento Personalizado da Aprendizagem Aplicando Inteligência Artificial. In: TRILHA DE INDÚSTRIA E INOVAÇÃO EM SI - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 93-95. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229295.