SIPADE: Uma Solução do Brasil para Apoio ao Diagnóstico de Pastagens Degradadas
Resumo
Este trabalho apresenta o Sistema de Apoio ao Diagnóstico de Pastagens Degradadas, o SIPADE, que consiste de uma solução de suporte a tomadas de decisão direcionadas à recuperação de áreas de pastagem com indícios de degradação. No Brasil, estima-se que 60% das pastagens estão degradadas. As consequências desta situação são de ordem econômica para os produtores e ambiental. Portanto, com o SIPADE torna-se possível a realização de ações assertivas para mitigação do problema da degradação de pastagens, bem como a extração de dados dos fatores que propiciaram a degradação da área avaliada. O SIPADE está em implantação na região da Bacia do Rio Uberaba no estado de Minas Gerais no Brasil.
Referências
Dias-Filho, M. B. (2017). Degradação de pastagens : o que é e como evitar. Embrapa.
Embrapa (2022). Pastagens. https://bit.ly/41tnCkr. Acesso em: 15 set. 2022
GovBr (2021). Ministro das comunicações participa de experiência 5g no agronegócio em MG. http://bit.ly/3xA8DYc. Acesso em: 10 de fev. 2022
SIPADE (2022). Sipade. http://www.sipade.com.br. Acesso em: 10 de fev. 2022
Valle Júnior, R. F. d., Siqueira, H. E., Valera, C. A., Oliveira, C. F., Sanches Fernandes, L. F., Moura, J. P., and Pacheco, F. A. L. (2019). Diagnosis of degraded pastures using an improved ndvi-based remote sensing approach: An application to the environmental protection area of uberaba river basin (minas gerais, brazil). Remote Sensing Applications: Society and Environment, 14:20–33.