Transversando entre a Gestão de Processos de Negócio e a Gestão de Conhecimento: Modelagem e Desenvolvimento de um Sistema de Informação em Instituição de Ensino Superior

  • Julia Rodrigues Duarte Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Fernanda Baião Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo


Gestão de Processos de Negócio (GPN) e Gestão do Conhecimento (GC) são duas estratégias bem sucedidas para aprimorar a Gestão do Negócio e a construção de Sistemas de Informação, uma vez que endereçam perspectivas complementares e transversais em uma organização. A aplicação conjunta destas abordagens é promissora em cenários intensivos em conhecimento, mas requerem adaptações para lidar com a flexibilidade, dinamicidade e baixa estruturação dos fluxos. Este artigo descreve um estudo de caso que integra GPN e GC em um processo intensivo em conhecimento de uma instituição de ensino superior. Os resultados auxiliaram a organização na modelagem de um KiP e construção de um sistema de informação para suportar os gestores no monitoramento do desempenho do processo.
Palavras-chave: Gestão de Processos de Negócio, Gestão de Conhecimento, Ensino Superior

Referências

ABPMP (2013). Gerenciamento de Processos de Negócio. In:_. BPM CBOK.: ABPMP Brazil.

Nonaka, I. (2007). The Knowledge-Creating Company. Managing for The Long Term | Best of Harvard Business Review, Massachusetts, p. 162-170.

França, J. et al (2015). KIPO: The knowledge-intensive process ontology. Sw&Syst Model 14(3).

Dumas, M. et al. (2013). Fundamentals of Business Process Management. Berlin: Springer.

Isik et al. (2013). Practices of knowledge-intensive process management: quantitative insights. Business Process Management Journal.

Santoro, F. et al (2019). DCR-KiPN a Hybrid Modeling Approach for Knowledge-Intensive Processes. In: Int Conf. Conceptual Modeling. ER 2019. LNCS 11788. Springer.

Estrada-Torres et al (2016). Measuring Performance in Knowledge Intensive Processes. ACM Trans. Internet Techn 1-39.
Publicado
29/05/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DUARTE, Julia Rodrigues; BAIÃO, Fernanda. Transversando entre a Gestão de Processos de Negócio e a Gestão de Conhecimento: Modelagem e Desenvolvimento de um Sistema de Informação em Instituição de Ensino Superior. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SI - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 19. , 2023, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 184-189. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2023.229456.