Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação

Resumo


Storytelling (contação de histórias) é uma parte significativa de todas as culturas, atraindo pessoas independentemente da idade, e nas últimas décadas isso também têm sido utilizado no contexto educacional. Apesar da importância do storytelling no contexto educacional, os professores têm dificuldades no processo de criação de histórias. Visto isso, este projeto de pesquisa tem como apresentar a proposta de desenvolvimento de um framework de storytelling para dar suporte à professores na confecção de suas aulas. Espera-se que, com a utilização deste framework os professores consigam planejar aulas mais engajantes, motivantes e que proporcione a imersão nos alunos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais efetivo.

Palavras-chave: storytelling, framework, ensino e aprendizagem, sistemas de informação

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Publicado
20/05/2024
OLIVEIRA, Eduardo Gomes de; CLASSE, Tadeu Moreira de. Proposta de um Framework de Storytelling para Apoiar o Ensino e Aprendizado em Sistemas de Informação. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 20. , 2024, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2024 . p. 281-284. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238952.