EMOB-UX: Padrões e Guidelines de Usabilidade em E-commerce para Mobilidade Urbana - Um Estudo de Caso em Rodovias Pedagiadas
Resumo
O progresso dos sistemas de informação têm sido essencial na evolução da mobilidade urbana. À medida que as empresas incorporam cada vez mais softwares de e-commerce como um novo canal para a oferta de serviços, torna-se crucial que os profissionais desta área estejam devidamente capacitados com habilidades para lidar com os desafios da diversidade social nas cidades inteligentes, garantindo maior satisfação dos usuários, por meio de um ambiente eficiente e eficaz para gerenciar suas viagens. Este estudo propõe a criação da lista abrangente de padrões e guidelines de usabilidade em softwares de e-commerce aplicados à área de mobilidade urbana, denominada EMOB-UX. A pesquisa será conduzida em uma concessionária localizada no Estado de São Paulo com o objetivo de validar essa lista em ambiente aplicado.
Palavras-chave:
e-commerce, usabilidade, padrões, guidelines, mobilidade urbana
Referências
Alva, M. E. O., Pereira, A. B. M., Lima, J. M. C., Silva, T. H. S., and Pereira, B. L. (2003). Comparison of methods and existing tools for the measurement of usability in the web. Springer Berlin Heidelberg, 305:386–389
Bascur, C., Rusu, C., and Quinones, D. (2021). Ecuxh: A set of user experience heuristics for e-commerce. Lecture Notes in Computer Science, 12774 LNCS:407 – 420
Brasil (2021). Lei n 14.157 de 1 de junho de 2021. Diário Oficial da República Federativa do Brasil
Díaz, J., Rusu, C., and Collazos, C. A. (2017). Experimental validation of a set of culturaloriented usability heuristics: e-commerce websites evaluation. Computer Standards and Interfaces, 50:160 – 178
Faria, B. S. d. and Campos, V. B. G. (2010). Procedimento e protótipo computacional para dimensionamento de uma praça de pedágio. Journal of Transport Literature, 6(4):38–58
Fernandez, A., Insfran, E., and Abrhão, S. (2011). Usability evaluation methods for the web: A systematic mapping. Information and Software Technology, 53(8):789–817.
Gamma, E., Helm, R., Johnson, R., and Vlissides, J. (1995). Design patterns: elements of reusable object-oriented software. Addison-Wesley Professional Computing Series, reading: addison-wesley, c1995. 395 p. edition.
Guimarães, D. S., Nascimento, A. M., Rodrigues, G. P. A., and Santos, L. O. C. (2020). Efeitos da pandemia do covid-19 na transformação digital de pequenos negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada.
Hassenzahl, M. (2008). User experience (ux): Towards an experiential perspective on product quality. Proceedings of the 20th conference of the Computer-Human Interaction Special Interest Group (CHISIG) of Australia on Computer-Human Interaction: Design: Activities, Artefacts and Environments, pages 11–15.
ISO (2018). ISO 9241-11:2018: Ergonomics of human-system interaction – part 11: Usability: Definitions and concepts. International Organization for Standardization.
Kharel, S., Fernström, M., and Bal, B. K. (2021). Omnichannel heuristics for e-commerce. In 34th BCS HCI 2021, page 99–103.
Martim, E., Dlamini, M., Greunen, D. V., Eloff, J., and Herselman, M. (2010). Is buying and transacting online easier and safer than down town? : An emerging economy perspective. In 5th ICIW 2010, page 53–59.
Nielsen, J. (1994). Usability Engineering. ISBN 978-0-12-518406-9.
Pereira, R. and Baranauskas, M. C. (2016). Visão sistêmica e socialmente consciente para sistemas de informação. In GranDSI-BR – Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016 a 2026
Petre, M., Minocha, S., and Roberts, D. (2006). Usability beyond the website: An empirically-grounded e-commerce evaluation instrument for the total customer experience. Behaviour and Information Technology, 25(2):189 – 203.
Presley, A. and Fellows, P. (2013). An analytic hierarchy process model for evaluating and comparing website usability. International Journal of Business Information Systems, 12(2):123 – 139.
Quiñones, D., Rusu, C., and Rusu, V. (2018). A methodology to develop usability/user experience heuristics. Computer Standards & Interfaces, 59:109–129.
Soufi, B. and Maguire, M. (2008). Usability and accessibility in e-commerce web sites. In ICEB Proceedings, page 103–112.
Sutcliffe, A. (2002). Assessing the reliability of heuristic evaluation for web site attractiveness and usability. In Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, volume 2002-January, page 1838 – 1847.
Turban, E. and King, E. (2004). Visão geral do comércio eletrônico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, comercio eletrônico - estratégia e gestão edition
Vasconcellos, E. A. (2005). A cidade, o transporte e o trânsito. 05-2766 CDD354.7690981, prolivros edition.
Bascur, C., Rusu, C., and Quinones, D. (2021). Ecuxh: A set of user experience heuristics for e-commerce. Lecture Notes in Computer Science, 12774 LNCS:407 – 420
Brasil (2021). Lei n 14.157 de 1 de junho de 2021. Diário Oficial da República Federativa do Brasil
Díaz, J., Rusu, C., and Collazos, C. A. (2017). Experimental validation of a set of culturaloriented usability heuristics: e-commerce websites evaluation. Computer Standards and Interfaces, 50:160 – 178
Faria, B. S. d. and Campos, V. B. G. (2010). Procedimento e protótipo computacional para dimensionamento de uma praça de pedágio. Journal of Transport Literature, 6(4):38–58
Fernandez, A., Insfran, E., and Abrhão, S. (2011). Usability evaluation methods for the web: A systematic mapping. Information and Software Technology, 53(8):789–817.
Gamma, E., Helm, R., Johnson, R., and Vlissides, J. (1995). Design patterns: elements of reusable object-oriented software. Addison-Wesley Professional Computing Series, reading: addison-wesley, c1995. 395 p. edition.
Guimarães, D. S., Nascimento, A. M., Rodrigues, G. P. A., and Santos, L. O. C. (2020). Efeitos da pandemia do covid-19 na transformação digital de pequenos negócios. Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada.
Hassenzahl, M. (2008). User experience (ux): Towards an experiential perspective on product quality. Proceedings of the 20th conference of the Computer-Human Interaction Special Interest Group (CHISIG) of Australia on Computer-Human Interaction: Design: Activities, Artefacts and Environments, pages 11–15.
ISO (2018). ISO 9241-11:2018: Ergonomics of human-system interaction – part 11: Usability: Definitions and concepts. International Organization for Standardization.
Kharel, S., Fernström, M., and Bal, B. K. (2021). Omnichannel heuristics for e-commerce. In 34th BCS HCI 2021, page 99–103.
Martim, E., Dlamini, M., Greunen, D. V., Eloff, J., and Herselman, M. (2010). Is buying and transacting online easier and safer than down town? : An emerging economy perspective. In 5th ICIW 2010, page 53–59.
Nielsen, J. (1994). Usability Engineering. ISBN 978-0-12-518406-9.
Pereira, R. and Baranauskas, M. C. (2016). Visão sistêmica e socialmente consciente para sistemas de informação. In GranDSI-BR – Grandes Desafios de Pesquisa em Sistemas de Informação no Brasil 2016 a 2026
Petre, M., Minocha, S., and Roberts, D. (2006). Usability beyond the website: An empirically-grounded e-commerce evaluation instrument for the total customer experience. Behaviour and Information Technology, 25(2):189 – 203.
Presley, A. and Fellows, P. (2013). An analytic hierarchy process model for evaluating and comparing website usability. International Journal of Business Information Systems, 12(2):123 – 139.
Quiñones, D., Rusu, C., and Rusu, V. (2018). A methodology to develop usability/user experience heuristics. Computer Standards & Interfaces, 59:109–129.
Soufi, B. and Maguire, M. (2008). Usability and accessibility in e-commerce web sites. In ICEB Proceedings, page 103–112.
Sutcliffe, A. (2002). Assessing the reliability of heuristic evaluation for web site attractiveness and usability. In Proceedings of the Annual Hawaii International Conference on System Sciences, volume 2002-January, page 1838 – 1847.
Turban, E. and King, E. (2004). Visão geral do comércio eletrônico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, comercio eletrônico - estratégia e gestão edition
Vasconcellos, E. A. (2005). A cidade, o transporte e o trânsito. 05-2766 CDD354.7690981, prolivros edition.
Publicado
20/05/2024
Como Citar
SILVA, Lucas Quadros; MORANDINI, Marcelo.
EMOB-UX: Padrões e Guidelines de Usabilidade em E-commerce para Mobilidade Urbana - Um Estudo de Caso em Rodovias Pedagiadas. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 20. , 2024, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 285-290.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238775.