Uma Plataforma Web para apoiar Docentes no Ensino de Programação em Cursos de Sistemas de Informação
Resumo
Ensinar programação nos cursos de Sistemas de Informação não é apenas cumprir uma etapa no currículo acadêmico ou sobre escrever linhas de código com os estudantes, mas uma jornada para preparar os estudantes para as oportunidades do mercado de trabalho e para capacitá-los a serem agentes de mudança e inovação. As metodologias ativas são estratégias que podem ajudar neste processo. Os docentes enfrentam barreiras e desafios para a adoção de metodologias ativas para melhorar suas praticas docentes em relação ao ensino de programação. Este trabalho apresenta o CollabProg, uma plataforma web aberta, disponível na internet, que reúne, em único ambiente diferentes tipos de metodologias ativas para apoiar os docentes no ensino de programação.
Palavras-chave:
Metodologias ativas, programação, plataforma web aberta
Referências
Ahshan, R. (2021). A framework of implementing strategies for active student engagement in remote/online teaching and learning during the covid-19 pandemic. Education Sciences, 11(9):483.
Bigolin, N. M., Silveira, S. R., Bertolini, C., de Almeida, I. C., Geller, M., Parreira, F. J., da Cunha, G. B., and Macedo, R. T. (2020). Metodologias ativas de aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados. Research, Society and Development, 9(1):e74911648–e74911648.
Cafezeiro, I. L., Viterbo Filho, J., Da Costa, L. C., Salgado, L. C. d. C., Meira, M. R., and Monteiro, R. S. (2017). Grand research challenges in information systems in brazil 2016-2026. GRAND RESEARCH CHALLENGES IN INFORMATION SYSTEMS IN BRAZIL 2016-2026.
Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2023). Explorando a aceitação do collabprog como um facilitador de metodologias ativas no ensino de programação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 93–104. SBC
de Castro, R. M. and Siqueira, S. (2019). Alcasystem-um portal com técnicas de aprendizagem ativa para disciplinas da área da computaçao. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1243.
Eickholt, J. (2018). Barriers to active learning for computer science faculty. arXiv preprint arXiv:1808.02426.
Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., and Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS quarterly, pages 75–105.
Imbulpitiya, A., Kodagoda, N., Gamage, A., and Suriyawansa, K. (2019). Using active learning integrated with pedagogical aspects to enhance student’s learning experience in programming and related concepts. In International Conference on Interactive Collaborative Learning, pages 218–228. Springer
Koenig, K. M. (2020). Personal response systems: Making an informed choice. Active Learning in College Science: The Case for Evidence-Based Practice, pages 123–139.
Lima, J., Alencar, F., and Santos, W. (2021). A preliminary guide for assertive selection of active methodologies in software engineering education. In Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 170–179.
Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., and Szabo, C. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 55–106.
Michael, J. (2007). Faculty perceptions about barriers to active learning. College teaching, 55(2):42–47
Ribeiro, I. C., Silva, W., and Feitosa, E. L. (2021). Repositório colaborativo para apoiar a adoção de metodologias ativas no ensino de programação. In Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 56–57. SBC.
Silva, P. (2015). Davis’ technology acceptance model (tam)(1989). Information seeking behavior and technology adoption: Theories and trends, pages 205–219.
Silva, W., Gadelha, B., Steinmacher, I., and Conte, T. (2020). Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In Proceedings of the ACM/IEEE 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training, pages 162–172.
Wieringa, R. (2009). Design science as nested problem solving. In Proceedings of the 4th international conference on design science research in information systems and technology, pages 1–12.
Bigolin, N. M., Silveira, S. R., Bertolini, C., de Almeida, I. C., Geller, M., Parreira, F. J., da Cunha, G. B., and Macedo, R. T. (2020). Metodologias ativas de aprendizagem: um relato de experiência nas disciplinas de programação e estrutura de dados. Research, Society and Development, 9(1):e74911648–e74911648.
Cafezeiro, I. L., Viterbo Filho, J., Da Costa, L. C., Salgado, L. C. d. C., Meira, M. R., and Monteiro, R. S. (2017). Grand research challenges in information systems in brazil 2016-2026. GRAND RESEARCH CHALLENGES IN INFORMATION SYSTEMS IN BRAZIL 2016-2026.
Calderon, I., Silva, W., and Feitosa, E. (2023). Explorando a aceitação do collabprog como um facilitador de metodologias ativas no ensino de programação. In Anais do XXXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, pages 93–104. SBC
de Castro, R. M. and Siqueira, S. (2019). Alcasystem-um portal com técnicas de aprendizagem ativa para disciplinas da área da computaçao. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1243.
Eickholt, J. (2018). Barriers to active learning for computer science faculty. arXiv preprint arXiv:1808.02426.
Hevner, A. R., March, S. T., Park, J., and Ram, S. (2004). Design science in information systems research. MIS quarterly, pages 75–105.
Imbulpitiya, A., Kodagoda, N., Gamage, A., and Suriyawansa, K. (2019). Using active learning integrated with pedagogical aspects to enhance student’s learning experience in programming and related concepts. In International Conference on Interactive Collaborative Learning, pages 218–228. Springer
Koenig, K. M. (2020). Personal response systems: Making an informed choice. Active Learning in College Science: The Case for Evidence-Based Practice, pages 123–139.
Lima, J., Alencar, F., and Santos, W. (2021). A preliminary guide for assertive selection of active methodologies in software engineering education. In Brazilian Symposium on Software Engineering, pages 170–179.
Luxton-Reilly, A., Albluwi, I., Becker, B. A., Giannakos, M., Kumar, A. N., Ott, L., Paterson, J., Scott, M. J., Sheard, J., and Szabo, C. (2018). Introductory programming: a systematic literature review. In Proceedings Companion of the 23rd Annual ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, pages 55–106.
Michael, J. (2007). Faculty perceptions about barriers to active learning. College teaching, 55(2):42–47
Ribeiro, I. C., Silva, W., and Feitosa, E. L. (2021). Repositório colaborativo para apoiar a adoção de metodologias ativas no ensino de programação. In Anais Estendidos do I Simpósio Brasileiro de Educação em Computação, pages 56–57. SBC.
Silva, P. (2015). Davis’ technology acceptance model (tam)(1989). Information seeking behavior and technology adoption: Theories and trends, pages 205–219.
Silva, W., Gadelha, B., Steinmacher, I., and Conte, T. (2020). Towards an open repository for teaching software modeling applying active learning strategies. In Proceedings of the ACM/IEEE 42nd International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training, pages 162–172.
Wieringa, R. (2009). Design science as nested problem solving. In Proceedings of the 4th international conference on design science research in information systems and technology, pages 1–12.
Publicado
20/05/2024
Como Citar
CALDERON, Ivanilse; SILVA, Williamson; FEITOSA, Eduardo.
Uma Plataforma Web para apoiar Docentes no Ensino de Programação em Cursos de Sistemas de Informação. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 20. , 2024, Juiz de Fora/MG.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2024
.
p. 297-302.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2024.238954.