Um aplicativo para comunicação diária entre equipe terapêutica multidisciplinar e familiares de pessoas com TEA
Resumo
A comunicação eficaz entre pais, professores e terapeutas é crucial para o tratamento de crianças e adolescentes com autismo. Este artigo descreve o desenvolvimento de um aplicativo móvel para auxiliar essa comunicação. O aplicativo foi projetado com base em entrevistas e em observações em uma instituição de tratamento para autismo. Suas funcionalidades foram aprovadas pelos membros da instituição e implementadas utilizando o framework Ionic. Espera-se que esse aplicativo contribua para a eficácia do tratamento e convívio com indivíduos autistas, simplificando a comunicação entre as partes envolvidas.
Referências
Dawson, G.; Rogers, S. J. Interventions to Facilitate Social Interaction for Young Children with Autism: Review of Available Research and Recommendations for Educational Intervention and Future Research. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 39, n. 5, p. 840-856, 2009.
Hayes, S. A.; Watson, S. L. The Impact of Parenting Stress: A Meta-analysis of Studies Comparing the Experience of Parenting Stress in Parents of Children.
Hume, K.; Loftin, R.; Lantz, J. Increasing Independence in Autism Spectrum Disorders: A Review of Three Focused Interventions. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 39, n. 9, p. 1329-1338, 2009.
Lord, C.; McGee, J. P. Educating Children with Autism. Washington, DC: National Academy Press, 2001.
Lowdermilk, T. Design Centrado no Usuário. São Paulo: Novatec, 2013.
Mattos, P.; Nuenberg, K. Contribuições da análise do comportamento e da terapia cognitivo-comportamental no tratamento do autismo. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 13, n. 2, p. 144-154, 2011.
Odom, S. L. et al. Evidence-Based Practices in Interventions for Children and Youth with Autism Spectrum Disorders. Preventing School Failure: Alternative Education for Children and Youth, v. 54, n. 4, p. 275-282, 2010.
Oliveira, C. S.; Lima, K. C. A Importância da Comunicação entre a Família e a Escola na Intervenção em Transtorno do Espectro Autista. In: Anais do VIII Congresso Internacional de Educação – Educere, Curitiba, PR, Brasil, 2016.
Schmidt, C.; Bosa, C. Os desafios da escolarização de alunos com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 9, n. 1, p. 29-46, 2003.
Spaulding, C. J.; Lerner, M. D.; Gadow, K. D. Addressing social skills deficits in autism spectrum disorder: Current status of research. Autism Reports, v. 4, n. 2, p. 84-93, 2017.
With and Without Autism Spectrum Disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 43, n. 3, p. 629-642, 2013.