Análise do Uso de IA Generativa na Criação de Narrativas Gamificadas para o Ensino de Engenharia de Software

  • Adrielle Almeida UFPA
  • Josué Viana UFPA
  • Carlos Portela UFPA
  • Paula Palomino UFPA

Resumo


Este estudo investiga o uso de Inteligência Artificial (IA) generativa como suporte para professores de Engenharia de Software instanciarem gamificação narrativa em seus planos de aula. Adotando uma abordagem de pesquisa-ação com métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa explora o potencial do ChatGPT para personalizar o ensino e otimizar o planejamento de atividades gamificadas. Os resultados mostram que a IA contribui significativamente para a criação de narrativas envolventes, reduzindo o tempo e o esforço docente, mas ainda exige intervenção humana para ajustes pedagógicos.

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Publicado
19/05/2025
ALMEIDA, Adrielle; VIANA, Josué; PORTELA, Carlos; PALOMINO, Paula. Análise do Uso de IA Generativa na Criação de Narrativas Gamificadas para o Ensino de Engenharia de Software. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 21. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 261-267. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2025.246824.