JASI: Um Guia Educacional para Apoiar a Jornada de Alunas de um Curso de Sistemas de Informação
Resumo
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento e avaliação do Guia JASI (Jornada da Aluna de Sistemas de Informação), uma ferramenta educacional web para apoiar alunas do curso de Sistemas de Informação. O guia disponibiliza informações sobre a grade curricular do curso, laboratórios de pesquisa e materiais de estudo, organizados em um formato mais atrativo. A pesquisa seguiu uma abordagem quali-quanti, na qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez alunas, para identificar os desafios acadêmicos enfrentados. Em seguida, a avaliação de usabilidade foi efetuada por meio do questionário System Usability Scale (SUS), que permitiu analisar o potencial da ferramenta para promover a inclusão e a diversidade no ambiente acadêmico.Referências
Cruz, V. S. F., do Nascimento Lopes, P. T., dos Santos Oliveira, W., Silva, J. P. R., and de Oliveira, A. M. B. (2017). O uso de cartilhas educativas como forma de continuidade da educação em saúde. Cadernos de Educação, Saúde e Fisioterapia, 4(8).
Freitas, G. B., Rodrigues, O. S., Portela, C. S., Santos, V. A., Pires, Y. P., Mota, M. P., and Palomino, P. T. (2024). Estratégias de retenção adaptáveis a diferentes perfis de alunas de um curso de sistemas de informação. In Women in Information Technology (WIT), pages 35–46.
INEP (2024). Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira - censo de educação superior. Acessado em: 22-02-2025.
Ramos, A. and Araújo, F. (2022). Questões de gênero e a evasão de mulheres nos cursos de computação: Um estudo de caso na região metropolitana de belém. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 239–244, Porto Alegre. SBC.
Sauro, J. (2011). Measuring usability with the system usability scale (sus). Acessado em: 22-02-2025.
SBC (2025). Sociedade brasileira de computação - programa meninas digitais. Acessado em: 21-02-2025.
Freitas, G. B., Rodrigues, O. S., Portela, C. S., Santos, V. A., Pires, Y. P., Mota, M. P., and Palomino, P. T. (2024). Estratégias de retenção adaptáveis a diferentes perfis de alunas de um curso de sistemas de informação. In Women in Information Technology (WIT), pages 35–46.
INEP (2024). Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira - censo de educação superior. Acessado em: 22-02-2025.
Ramos, A. and Araújo, F. (2022). Questões de gênero e a evasão de mulheres nos cursos de computação: Um estudo de caso na região metropolitana de belém. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 239–244, Porto Alegre. SBC.
Sauro, J. (2011). Measuring usability with the system usability scale (sus). Acessado em: 22-02-2025.
SBC (2025). Sociedade brasileira de computação - programa meninas digitais. Acessado em: 21-02-2025.
Publicado
19/05/2025
Como Citar
FREITAS, Gleyciane; PEREZ, Vitória; MORAES, Anna; SANTOS, Viviane; PORTELA, Carlos.
JASI: Um Guia Educacional para Apoiar a Jornada de Alunas de um Curso de Sistemas de Informação. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 21. , 2025, Recife/PE.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2025
.
p. 296-302.
DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2025.246853.
