Jogando pela Inclusão: Gamificação como Ferramenta para Ensinar os ODS a Crianças Autistas

  • João Gabriel Morais IFRO
  • Felipe Maia IFRO
  • Ivanilse Calderon IFRO

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por déficits persistentes na comunicação social e na interação, o que impõe desafios significativos ao processo de ensino e aprendizado. Nesse cenário, as Metodologias Ativas de Aprendizagem, como a gamificação, emergem como alternativas eficazes para promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades. Este estudo explora a gamificação, por meio de um jogo educativo, para ensinar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a crianças autistas. Aplicando a metodologia Design Thinking e o modelo do Diamante Duplo, a proposta do jogo é para crianças autistas, de 6 a 10 anos. Espera-se que a abordagem interativa aumente o engajamento e facilite o aprendizado das crianças.

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Publicado
19/05/2025
MORAIS, João Gabriel; MAIA, Felipe; CALDERON, Ivanilse. Jogando pela Inclusão: Gamificação como Ferramenta para Ensinar os ODS a Crianças Autistas. In: TRILHA DE TEMAS, IDEIAS E RESULTADOS EMERGENTES EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 21. , 2025, Recife/PE. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025 . p. 386-392. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi_estendido.2025.246869.