Proposta de adequação da arquitetura do AVA Openredu para suporte a técnicas de análise quantitativa de dados educacionais
Resumo
Este trabalho propõe uma adequação para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Openredu para suportar técnicas de análise quantitativa de dados tais como Mineração de Dados Educacionais (MDE) e Learning Analytics (LA) a partir de um conjunto de requisitos de dados identificados em estudos anteriores. Os resultados obtidos foram (1) a remodelagem da arquitetura de dados da plataforma, que tem como objetivo possibilitar diversas aplicações com os dados armazenados, e sendo uma destas a visualização de dados associados, foi desenvolvido (2) um painel analítico.
Referências
Gomes, A. S., Rolim, A. L., & Silva, W. M. (2012). “Educar com o Redu”. Recife: Redu Educational Technology.
Lappalainen, S., & Kobayashi, T. (2017). “A Pattern Language for MVC Derivatives”. Disponível em: <https://goo.gl/dqGTmg>. Acessado em 10 de fevereiro de 2019, p 1-5.
Munzner, T. (2014). “Visualization Analysis and Design”. CRC Press.
Paiva, R., Bittencourt, I. I., Lemos, W., Vinicius, A., & Dermeval, D. (2018). “Visualizing Learning Analytics and Educational Data Mining Outputs”, In International Conference on Artificial Intelligence in Educationp. 251–256.
Silva, L. A., Silveira, I. F., Silva, L., Rodrigues, R., & Ramos, J. L. C. (2017). “Ciência de Dados Educacionais: definições e convergências entre as áreas de pesquisa”. In Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. p. 764-773.
Ray, S. & Saeed, M. (2018). “Applications of Educational Data Mining and Learning Analytics Tools in Handling Big Data in Higher Education”. In Applications of Big Data Analytics, p. 135–160.
Vaz, J. C. T., Dourado, R., Gomes, A., & Rodrigues, R. (2018). “Requisitos de Dados para uso de Técnicas de Análise Quantitativa de Dados Educacionais em AVAs”. In Simpósio Brasileiro de Informática Na Educação - SBIE, 29 (1), p. 1941-1945.
Vieira, C., Parsons, P. & Byrd, V. (2018). “Visual learning analytics of educational data: A systematic literature review and research agenda”. In Computers & Education, p.119–135.