Proposta de adequação da arquitetura do AVA Openredu para suporte a técnicas de análise quantitativa de dados educacionais

  • Juliano C. T. Vaz UFPE
  • Raphael A. Dourado UFPE
  • Alex S. Gomes UFPE
  • Rodrigo L. Rodrigues UFRPE
  • Tiago J. D. D. Nogueira UFPE
  • Sylvio E. Freire UFPE

Resumo


Este trabalho propõe uma adequação para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Openredu para suportar técnicas de análise quantitativa de dados tais como Mineração de Dados Educacionais (MDE) e Learning Analytics (LA) a partir de um conjunto de requisitos de dados identificados em estudos anteriores. Os resultados obtidos foram (1) a remodelagem da arquitetura de dados da plataforma, que tem como objetivo possibilitar diversas aplicações com os dados armazenados, e sendo uma destas a visualização de dados associados, foi desenvolvido (2) um painel analítico.

Palavras-chave: Learning Analytics, LA, Ambiente Virtual de Aprendizagem, AVA, Mineração de Dados Educacionais, MDE, Ciência dos Dados Educacionais, CDE, Visualização de dados, Openredu, Painel Analítico, Arquitetura, Proposta, Adequação

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Publicado
20/05/2019
C. T. VAZ, Juliano; A. DOURADO, Raphael; S. GOMES, Alex; L. RODRIGUES, Rodrigo; J. D. D. NOGUEIRA, Tiago; E. FREIRE, Sylvio. Proposta de adequação da arquitetura do AVA Openredu para suporte a técnicas de análise quantitativa de dados educacionais. In: WORKSHOP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 15. , 2019, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 1-4. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2019.7427.