Análise de sites disseminadores de fake news
Resumo
Fake news são notı́cias que contém informações incorretas ou imprecisas e são disseminadas com algum objetivo. Os impactos causados pelo consumo de notı́cias falsas podem ser grandes, afetando aspectos polı́ticos, sociais, econômicos e pessoais da vida da população. Apesar disso, não existem soluções definitivas confiáveis e escaláveis de se identificar uma notı́cias falsas. O objetivo deste artigo é identificar caracterı́sticas em sites disseminadores de fake news, através da análise de diferentes dados de auditoria e conteúdo, que possam ser úteis a classificadores de confiabilidade de notı́cias.
Referências
Dong, X. L., Gabrilovich, E., Murphy, K., Dang, V., Horn, W., Lugaresi, C., Sun, S., and Zhang, W. (2015). Knowledge-based trust: Estimating the trustworthiness of web sources. Proc. VLDB Endow., 8(9):938–949.
Jaworski, W., Rejmund, E., and Wierzbicki, A. (2014). Credibility microscope: relating web page credibility evaluations to their textual content. IEEE/WIC/ACM International Joint Conferences on Web Intelligence (WI) and Intelligent Agent Technologies (IAT).
Kakol, M., Nielek, R., and Wierzbicki, A. (2017). Understanding and predicting web content credibility using the content credibility corpus. Information Processing and Management, 53(5):1043 – 1061.
Kovic, M. (2018). A typology of fake news.
Lazer, D. M. J., Baum, M. A., Benkler, Y., Berinsky, A. J., Greenhill, K. M., Menczer, F., Metzger, M. J., Nyhan, B., Pennycook, G., Rothschild, D., Schudson, M., Sloman, S. A., Sunstein, C. R., Thorson, E. A., Watts, D. J., and Zittrain, J. L. (2018). The science of fake news. Science, 359(6380):1094–1096.
Tanaka, K., Ohshima, H., Jatowt, A., Nakamura, S., Yamamoto, Y., Sumiya, K., Lee, R., Kitayama, D., Yumoto, T., Kawai, Y., Zhang, J., Nakajima, S., and Inagaki, Y. (2010). Evaluating credibility of web information. In ICUIMC.