SIDD – Scrum Iteration Driven Development: Processo Ágil Para Desenvolvimento E Gerenciamento De Software

  • Tayse Virgulino Ribeiro UFPE
  • Cristina D'Ornelas Filipakis Souza CEULP/ULBRA

Resumo


Este artigo apresenta um processo ágil que tem por objetivo permitir o gerenciamento e desenvolvimento de software para empresas de desenvolvimento de software. A metodologia do trabalho, de caráter quali-quantitativo, se baseou em um procedimento de estudo de caso descritivo sobre um processo de gerenciamento e desenvolvimento de software ágil. Levando em consideração estes conceitos, a proposta do Scrum Iteration Driven Development (SIDD) é ser um processo ágil capaz de direcionar as atividades de desenvolvimento e gerenciamento, além de levar em consideração o contexto da empresa. Para divulgar os resultados do trabalho, foi desenvolvida uma área de apresentação interativa do processo SIDD com informações relacionadas ao processo de gerenciamento e desenvolvimento de software.

Palavras-chave: Engenharia de Software, Metodologia Ágil, Scrum, Processo de Desenvolvimento, SIDD

Referências

PRESSMAN, S. R. (2011). Engenharia de software: uma abordagem profissional. Porto Alegre: AMGH.

Ribeiro, T. V. (2017). Pesquisa quantiqualitativa sobre processos de desenvolvimento de software utilizados por empresas de palmas-to. Disciplina de Estagio Supervisionado (Bacharelado em Sistemas de Informação), Centro Universitário Luterano de Palmas, Palmas, Tocantins.

Sabbagh, R. (2013). Scrum: Gestão agil para projetos de sucesso. Editora Casa do Codigo.
Publicado
20/05/2019
Como Citar

Selecione um Formato
VIRGULINO RIBEIRO, Tayse; D'ORNELAS FILIPAKIS SOUZA, Cristina. SIDD – Scrum Iteration Driven Development: Processo Ágil Para Desenvolvimento E Gerenciamento De Software. In: CONCURSO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 15. , 2019, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 104-113. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2019.7448.