Duca, um aplicativo civil colaborativo para alavancar a educação

  • Alan Passos UFS
  • John Santos UFS
  • Renan Santos UFS
  • André Nascimento UFS
  • Methanias Colaço Júnior UFS
  • Danilo F. Neves UFS
  • Aberlado Mota UFS
  • Eduardo Cortes UFS

Resumo


Contexto. Os baixos índices de qualidade de ensino no Brasil demonstram os prejuízos advindos de um setor formado por complexas camadas administrativas e baixa transparência. Objetivo. Por meio de um aplicativo cujo nome carinhoso também é o seu mascote, a Duca, facilitar a cooperação e o controle social da população, bem como direcionar as ações por parte dos órgãos de controle, justiça e poder executivo. Método. Além da construção ágil do aplicativo, um estudo de caso avaliativo foi realizado com uma escola pública estadual, no qual professores, alunos e pais sugeriram correções e melhorias. Resultados. O aplicativo, como ferramenta de colaboração participativa, promove o engajamento da comunidade escolar, mudando a vida desta comunidade com aspectos inovadores, entre os quais se destacaram as possibilidades de visualização do cardápio real da merenda e de aplicações de surveys dinâmicos. Conclusão. Aproximando a sociedade civil com órgãos diretores, a aplicação eleva a governança pública em níveis econômico, social e acadêmico, sob a perspectiva de um planejamento mais eficiente e eficaz.

Palavras-chave: Educação, Sistemas Colaborativos, Controle Social

Referências

Dimant, E. and Tosato, G. (2018). Causes and effects of corruption: what has pastdecade’s empirical research taught us? A survey. Journal of Economic Surveys, 32(2):335–356.

Freitas, R. K. V. d. and Dacorso, A.L.R. (2014). Inovação aberta na gestão pública: análise do plano de ação brasileiro para a open government partnership.

Macintosh, A. (2004). Characterizing e-participation in policy-making. In System Sciences, 2004. Proceedings of the 37th Annual Hawaii International Conference on, pages10–pp. IEEE.

OCDE. (2012). Results From PISA 2012, https://www.oecd.org/brazil/PISA-2012-results-brazil.pdf, Abril-2019.

OCDE. (2013). The Rationale for Fighting Corruption, http://www.oecd.org/cleangovbiz/49693613.pdf, Abril-2019.

OCDE. (2015). Excellence and Equity in Education, http://www.oecd.org/publications/pisa-2015-results-volume-i-9789264266490-en.htm, Abril-2019.

Sweeney, G., Despota, K., and Lindner, S. (2013). Transparency international global corruption report: Education. New York: Routlegde.
Publicado
20/05/2019
Como Citar

Selecione um Formato
PASSOS, Alan; SANTOS, John; SANTOS, Renan; NASCIMENTO, André; COLAÇO JÚNIOR, Methanias; F. NEVES, Danilo; MOTA, Aberlado; CORTES, Eduardo. Duca, um aplicativo civil colaborativo para alavancar a educação. In: ENCONTRO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO (SBSI), 15. , 2019, Aracaju. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019 . p. 145-148. DOI: https://doi.org/10.5753/sbsi.2019.7460.