O lugar da EAD nos Documentos Oficiais da UFG - Limites da Institucionalização
Resumo
Este trabalho é resultado de uma pesquisa desenvolvida nos anos de 2016 e 2017 na Universidade Federal de Goiás (UFG), cujo objetivo é apresentar a análise realizada a partir dos documentos oficiais da UFG, no que se refere à Educação a Distância - EaD, discute os limites da institucionalização da modalidade nessa instituição. A metodologia utilizada seguiu a abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram realizados análises de documentos oficiais legais, normativos e institucionais da IES investigada e entrevistas com gestores e professores da instituição. Os resultados mostraram que a EaD na UFG ainda não se encontra instituicionalizada, pois deparam com limites institucionais que provocam entraves em seu processo de institucionalização.
Palavras-chave:
Educação a distância, institucionalização, documentos
Referências
ALVES, J.R.M. A história da EaD no Brasil. LITTO, F.M. e FORMIGA, M. (Orgs.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF,20 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/ D5622.htm. Acesso em: 01 Junho. 2017.
________. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística 2016. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.
ESTATUTO, Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás, 2013. Goiânia- Goiás.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR (FUNADESP). Legislação e normas da educação a distância no Brasil. Brasília: Funadesp, 2005.
LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira. Políticas públicas de EaD no ensino superior: Uma análise a partir das capacidades do Estado.2013. 285f. Tese(doutorado em Políticas Públicas, estratégias e Desenvolvimento) – Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2013.p.47-56.
LIMA, Daniela Costa Britto Pereira. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3 Desenvolvimento, Aprimoramento e Consolidação de uma educação Nacional de Qualidade – Educação a Distância na Educação; 2014a. Ministério Nacional de Educação MEC; Conselho Nacional de Educação – CNE.disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16510-produto-01-estudo-analitico&Itemid=30192. Acesso em: 05 de julho de 2017.
LIMA, Daniela Costa Britto Pereira. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3 Desenvolvimento, Aprimoramento e Consolidação de uma Educação Nacional de Qualidade – Educação a Distância na Educação Superior; 2014b. Ministério da Educação – MEC; Conselho Nacional de Educação – CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16511-produto-02-estudo-processo&Itemid=30192. Acesso em: 05 de julho de 2017.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; OLIVEIRA, João Ferreira de. Institucionalização da EaD Pública no Brasil: Limites e Potencialidades do Processo. In: VALDEZ, Diane, ASSIS, Lúcia Maria de. (org). Políticas e História da Educação: Saberes, Tempos e Lugares. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2016.- (série as dimensões da Formação Humana).
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, 2015-2011. Universidade Federal de Goiás, Programa de Gestão Estratégica. Goiânia- Goiás.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação, 2014-2015. Universidade Federal de Goiás, Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos. Goiânia- Goiás.
RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2012; 2013; 2014. Universidade Federal de Goiás. Goiânia-Goiás.
RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2013; 2014; 2015 DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE (CIAR). Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO.
RESOLUÇÃO CONJUNTA CONSUNI/CEPEC/CONSELHO DE CURADORES No01/2015, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiânia – Goiás. Disponível em: https://prodirh.ufg.br/up/64/o/Resolucao_Consuni_n_19_2015.pdf?1484834006. Acesso em 03 de abril de 2017.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o artigo 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF,20 dez. 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/ D5622.htm. Acesso em: 01 Junho. 2017.
________. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística 2016. Disponível em: http://inep.gov.br/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior. Acesso em: 10 jan. 2018.
ESTATUTO, Ministério da Educação Universidade Federal de Goiás, 2013. Goiânia- Goiás.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR PARTICULAR (FUNADESP). Legislação e normas da educação a distância no Brasil. Brasília: Funadesp, 2005.
LIMA, Daniela da Costa Brito Pereira. Políticas públicas de EaD no ensino superior: Uma análise a partir das capacidades do Estado.2013. 285f. Tese(doutorado em Políticas Públicas, estratégias e Desenvolvimento) – Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, Instituto de Economia, Universidade Federal do rio de Janeiro, Rio de Janeiro,2013.p.47-56.
LIMA, Daniela Costa Britto Pereira. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3 Desenvolvimento, Aprimoramento e Consolidação de uma educação Nacional de Qualidade – Educação a Distância na Educação; 2014a. Ministério Nacional de Educação MEC; Conselho Nacional de Educação – CNE.disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16510-produto-01-estudo-analitico&Itemid=30192. Acesso em: 05 de julho de 2017.
LIMA, Daniela Costa Britto Pereira. Projeto CNE/UNESCO 914BRZ1142.3 Desenvolvimento, Aprimoramento e Consolidação de uma Educação Nacional de Qualidade – Educação a Distância na Educação Superior; 2014b. Ministério da Educação – MEC; Conselho Nacional de Educação – CNE. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16511-produto-02-estudo-processo&Itemid=30192. Acesso em: 05 de julho de 2017.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; OLIVEIRA, João Ferreira de. Institucionalização da EaD Pública no Brasil: Limites e Potencialidades do Processo. In: VALDEZ, Diane, ASSIS, Lúcia Maria de. (org). Políticas e História da Educação: Saberes, Tempos e Lugares. Campinas, SP.: Mercado de Letras, 2016.- (série as dimensões da Formação Humana).
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, 2015-2011. Universidade Federal de Goiás, Programa de Gestão Estratégica. Goiânia- Goiás.
Plano Diretor de Tecnologia da Informação, 2014-2015. Universidade Federal de Goiás, Pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos. Goiânia- Goiás.
RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2012; 2013; 2014. Universidade Federal de Goiás. Goiânia-Goiás.
RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2013; 2014; 2015 DO CENTRO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM REDE (CIAR). Universidade Federal de Goiás. Goiânia – GO.
RESOLUÇÃO CONJUNTA CONSUNI/CEPEC/CONSELHO DE CURADORES No01/2015, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. Goiânia – Goiás. Disponível em: https://prodirh.ufg.br/up/64/o/Resolucao_Consuni_n_19_2015.pdf?1484834006. Acesso em 03 de abril de 2017.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
BERNARDES, Gisele Gomes Avelar; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; DE ALMEIDA, Andréia Maria.
O lugar da EAD nos Documentos Oficiais da UFG - Limites da Institucionalização. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14812.