O Processo de Institucionalização da Educação a Distância na UFMS: Trajetórias, Retrocessos e Avanços

Resumo


Este artigo enfoca a institucionalização da modalidade de educação a distância no contexto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo como base as vivências institucionais (administrativas e pedagógicas) registradas em documentos oficiais e também nas experiências das autoras. Tal processo abrange desde as iniciativas do primeiro trabalho educacional a distância realizado pelo GAECIM em meados de 1995, até a criação da SEDFOR em 2017, com vistas à ampliação da EaD na UFMS. No entanto, as ações ainda são pequenas frente aos desafios técnicos, pedagógicos, tecnológicos e de infraestrutura verificados.

Palavras-chave: Educação a distância, Institucionalização, UFMS

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Publicado
12/04/2018
BATISTA, Erlinda Martins; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. O Processo de Institucionalização da Educação a Distância na UFMS: Trajetórias, Retrocessos e Avanços. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14815.