O Processo de Institucionalização da Educação a Distância na UFMS: Trajetórias, Retrocessos e Avanços

Resumo


Este artigo enfoca a institucionalização da modalidade de educação a distância no contexto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, tendo como base as vivências institucionais (administrativas e pedagógicas) registradas em documentos oficiais e também nas experiências das autoras. Tal processo abrange desde as iniciativas do primeiro trabalho educacional a distância realizado pelo GAECIM em meados de 1995, até a criação da SEDFOR em 2017, com vistas à ampliação da EaD na UFMS. No entanto, as ações ainda são pequenas frente aos desafios técnicos, pedagógicos, tecnológicos e de infraestrutura verificados.

Palavras-chave: Educação a distância, Institucionalização, UFMS

Referências

BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005.

BRASIL. Decreto n. 5.800, de 08 de junho de 2006.

BRASIL. Ministério da educação. Secretaria de educação a distância. Referenciais de qualidade para educação superior a distância. MEC/SEED: Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf. Acesso em: 01 out. 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Relatório Final da Comissão Assessora para Educação a Distância. Portaria Ministerial n. 335/2002, 2002.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. A (nova) política de formação de professores: a prioridade postergada. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1203-1230, out. 2007. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 23 ago. 2009.

GATTI, B. A. (Coord.).; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GILBERTO, Irene Jeanete Lemos. A educação a distância no cenário das políticas educacionais. Educação & Linguagem, v. 12, n. 19, Jan./ Jun. 2009. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/viewFile/812/880. Acesso em: 23 ago. 2009.
Publicado
12/04/2018
BATISTA, Erlinda Martins; RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. O Processo de Institucionalização da Educação a Distância na UFMS: Trajetórias, Retrocessos e Avanços. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14815.