A Aliança para o Progresso, a Teoria da Modernização e a EAD no Brasil

Resumo


O artigo busca analisar de que forma o programa americano Aliança para o Progresso exerceu influência na política educacional brasileira, culminando na política para educação a distância. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica e fundamentada pela Teoria da Modernização, de Walt Whitman Rostow, que foi também a base teórica que respaldou a Aliança Para o Progresso. Concluiu-se que o Programa, ao atuar no Brasil por meio, principalmente, da agência criada nos Estados Unidos em 1961, United States Agency For International Development (USAID), trouxe as bases para as políticas de incentivo à EaD no Brasil.
Palavras-chave: História da educação, Política educacional brasileira, EaD

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Publicado
12/04/2018
FREIRE, Flávia Magalhães; LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. A Aliança para o Progresso, a Teoria da Modernização e a EAD no Brasil. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14816.