Considerações em Avaliação para Professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação a Distância: uma disciplina universitária
Resumo
Avaliar talvez seja uma das atividades docentes mais complexas e angustiantes. É a realidade imposta pela escola de educação básica contemporânea e a realização de um trabalho inovador pode tornar a atividade obrigatória em aporte para uma avaliação processual, formativa e emancipatória. A escola contemporânea se vale ainda de uma pedagogia do exame. Avaliar, dentro da nossa concepção, é reorganizar o plano de ensino a partir das aprendizagens efetivas da turma é realizar na prática uma nova didática, mais inclusiva e pedagógica, direcionada a partir dos resultados das avaliações anteriores, menos técnica e numérica.
Palavras-chave:
Avaliação, prova, educação a distância
Referências
FREIRE. P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
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MORAN, J. M. Novas tecnologia e mediação pedagógica. Campinas-SP: Papirus, 2000.
POZO, J. I. A sociedade da Aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento. Revista Pátio, ano 8, agosto/outubro 2004.
RONCA, P. A. C.; TERZI, C. A. A prova operatória: contribuições da psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora do Instituto Esplan, 1991.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 1995.
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Publicado
12/04/2018
Como Citar
SOUZA, Aroldo Alcantara de Paula.
Considerações em Avaliação para Professores do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação a Distância: uma disciplina universitária. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14818.