Cibercultura na Universidade: Pontecialidades e Desafios na Formação Inicial de Professores
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades e os desafios da cibercultura pela perspectiva dos alunos dos cursos de licenciaturas de uma universidade privada. Para isso, é apresentada uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa, integrada ao Grupo de estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação à Distância (GETED), o qual vem desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado Cultura Digital em uma Universidade Intercultural: Relações entre tecnologias, professores e alunos. Os resultados alcançados apontam que a cultura digital nesse contexto ainda é pouco explorada pelos discentes, visto que eles utilizam o computador e a internet em casa para realizar atividades voltadas à universidade, tais como, fazer pesquisa ou projetos, por exemplo. Entretanto, observa-se que há uma abertura às tecnologias voltadas ao contexto educacional, visto que existe vontade por ambos os participantes de ver a tecnologia não apenas como ferramenta, mas também como um meio de ensino e aprendizagem de produção de cultura.
Palavras-chave:
Cibercultura, Licenciaturas, Alunos
Referências
Flick, U., von Kardorff, E. & Steinke, I. (Orgs.) (2000). Was ist qualitative Forschung? Einleitung und Überblick. [O que é pesquisa qualitativa? Uma introdução.]. Em U. Flick, E. von Kardorff & I. Steinke, (Orgs.), Qualitative Forschung: Ein Handbuch [Pesquisa qualitativa - um manual] (pp. 13- 29). Reinbek: Rowohlt
KOZINETS, R. V. On netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyber culture. Advances in Consummer Research, v.25, p.366- 371, 1998.
LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e Vida Social Contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP: ed. 34, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.) DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, p. 9-29, 2004.
PESSOA, Ana Paula Simões. Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada. Revista Interações, v. 12, 2 abril-junho 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v19i2.1620
PRIMO, A. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos. n. 12, p. 81-92, jun. 2000.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. v. 1. 472.
SILVA, Marco. Comunicação interativa e educação. Teses de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP). Programa de Educação, 1999.
SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Porto Alegre: DOSSIÊ ABCiber. Revista FAMECOS, 2008. No 37. Disponível em file:///C:/Users/Ana/Downloads/4802-15354-1-PB.pdf Acesso em: 16 de julho de 2016.
______. Que é interatividade. Rio de Janeiro: Editora Senac, 1998.
KOZINETS, R. V. On netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyber culture. Advances in Consummer Research, v.25, p.366- 371, 1998.
LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e Vida Social Contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2002.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo, SP: ed. 34, 1999.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: MINAYO, M. C. de S. (Org.) DESLANDES, S. F.; CRUZ NETO, O.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 23. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, p. 9-29, 2004.
PESSOA, Ana Paula Simões. Interatividades na rede social Facebook entre docentes em processo de formação continuada. Revista Interações, v. 12, 2 abril-junho 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20435/inter.v19i2.1620
PRIMO, A. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista da Famecos. n. 12, p. 81-92, jun. 2000.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1989.
SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. v. 1. 472.
SILVA, Marco. Comunicação interativa e educação. Teses de Doutorado. Universidade de São Paulo (USP). Programa de Educação, 1999.
SILVA, Marco. Cibercultura e educação: a comunicação na sala de aula presencial e online. Porto Alegre: DOSSIÊ ABCiber. Revista FAMECOS, 2008. No 37. Disponível em file:///C:/Users/Ana/Downloads/4802-15354-1-PB.pdf Acesso em: 16 de julho de 2016.
______. Que é interatividade. Rio de Janeiro: Editora Senac, 1998.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
PESSOA, Ana Paula Simões; PANIAGO, Maria Cristina Lima.
Cibercultura na Universidade: Pontecialidades e Desafios na Formação Inicial de Professores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14819.