Cibercultura na Universidade: Pontecialidades e Desafios na Formação Inicial de Professores
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as potencialidades e os desafios da cibercultura pela perspectiva dos alunos dos cursos de licenciaturas de uma universidade privada. Para isso, é apresentada uma pesquisa bibliográfica e de campo com uma abordagem qualitativa, integrada ao Grupo de estudos e Pesquisas em Tecnologia Educacional e Educação à Distância (GETED), o qual vem desenvolvendo o projeto de pesquisa intitulado Cultura Digital em uma Universidade Intercultural: Relações entre tecnologias, professores e alunos. Os resultados alcançados apontam que a cultura digital nesse contexto ainda é pouco explorada pelos discentes, visto que eles utilizam o computador e a internet em casa para realizar atividades voltadas à universidade, tais como, fazer pesquisa ou projetos, por exemplo. Entretanto, observa-se que há uma abertura às tecnologias voltadas ao contexto educacional, visto que existe vontade por ambos os participantes de ver a tecnologia não apenas como ferramenta, mas também como um meio de ensino e aprendizagem de produção de cultura.
Palavras-chave:
Cibercultura, Licenciaturas, Alunos
Referências
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Publicado
12/04/2018
Como Citar
PESSOA, Ana Paula Simões; PANIAGO, Maria Cristina Lima.
Cibercultura na Universidade: Pontecialidades e Desafios na Formação Inicial de Professores. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14819.