As Tecnologias na Educação a Distância (EaD): Tendências, Limites e Potencialidades
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tinha como caracterizar e analisar o uso das tecnologias na educação a distância no período de 2005-2015. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, apresentando a conceituação e as características da EaD, além da reconstituição histórica desta modalidade de educacional, com base em Moore e Kearsley (2007) e Lima (2013), dentre outros autores. A metodologia consistiu-se na caracterização e análise dos dados coletados no CensoEaD.BR. A análise dos dados mostrou que houve, no período em questão, uma migração dos materiais físicos para os materiais digitais, através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
Palavras-chave:
Educação a distância, tecnologias educacionais, avanços tecnológicos
Referências
AIRES, Carmenísia Jacobina; LOPES, Ruth Gonçalves de Faria. Gestão da Educação a Distância e Tecnologia: As redes e a emergência de um novo modelo de gestão na modalidade. In: LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; SANTOS, Catarina de Almeida Santos; TOSCHI Mirza Seabra. (Org). Educação a Distância (EaD): realidades, evolução e contextos. Anápolis: Ed. EditoraUEG, 2017.
ALVES, João Roberto Moreira. A história da EaD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
BEHAR, Patrícia A. (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ARETIO, Lorenzo Garcia. Bases, mediaciones y futuro de la educacion a distancia en la sociedad digital. Madrid: Síntesis, 2014
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br . Acesso em: 30 de maio 2017.
______. Decreto-Lei no 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o artigo 80 da LDB.
Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf. Acesso em: 30 de maio 2017.
CHANEY, B. H. History, Theory, and Quality Indicators of Distance Education: a Literature Review. Texas A&M University, 2006.
GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
KENSKI, V.M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, São Paulo Ed. Papirus, 2003.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrida no período 2002-2012, particularmente no que se refere aos cursos de formação de professores nas IES públicas e privadas. Produto 02, 2014. Projeto Conselho Nacional de Educação/Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16511-produto-02-estudo-processo&Itemid=30192. Acesso em: 30 set. 2017.
MARTINEZ, Vinício Carrilho. Conceito de tecnologia. 2006. Disponível em: http://www.gobiernoelectronico.org/node/4652. Acesso em: 30 set. 2017.
MOORE, Michael G; KEARSLEY, Grey. Distance education: a systems view. Belmont, CA: Wadsworth. 1996.
______. A educação a distância: uma visão integrada. Trad. de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learming, 2007.
______. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Tradução: Ez2Translate. Revisão técnica: Renata Aquino Ribeiro. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, set-out, p. 24-26, 1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm. Acesso em: 30 de set. 2017.
MORAN, José Manuel. Formação de tutores em Educação a distância. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006.
PETERS, Otto. A educação a distância em transição. São Leopoldo, Rio Grande do Sul Ed. Unisinos, 2012.
PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas/Oreste Preti. Cuiabá: Ed. EdUFMT, 2009.
RUAS, Kelly Cristina da Silva. Processos de interação mediados pelas TDIC em curso a distância via web. 2016. 205f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias). Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2016.
TAJRA, S. F. Informática na Educação – Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001.
TOSCHI, M. S. Formação de professores e TV Escola. 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1626t.PDF. Acesso em: 26 jun. 2017.
VIANNEY, João; Torres, Patrícia; SILVA, Elizabeth. A universidade virtual no Brasil: o ensino superior a distância no país. Tubarão: Ed. Unisul, 2003.
ALVES, João Roberto Moreira. A história da EaD no Brasil. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
BEHAR, Patrícia A. (Org.). Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
ARETIO, Lorenzo Garcia. Bases, mediaciones y futuro de la educacion a distancia en la sociedad digital. Madrid: Síntesis, 2014
BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: www.planalto.gov.br . Acesso em: 30 de maio 2017.
______. Decreto-Lei no 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o artigo 80 da LDB.
Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2494.pdf. Acesso em: 30 de maio 2017.
CHANEY, B. H. History, Theory, and Quality Indicators of Distance Education: a Literature Review. Texas A&M University, 2006.
GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica: desafios e perspectivas. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
KENSKI, V.M. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, São Paulo Ed. Papirus, 2003.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira. Documento técnico contendo estudo analítico do processo de expansão de EaD ocorrida no período 2002-2012, particularmente no que se refere aos cursos de formação de professores nas IES públicas e privadas. Produto 02, 2014. Projeto Conselho Nacional de Educação/Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16511-produto-02-estudo-processo&Itemid=30192. Acesso em: 30 set. 2017.
MARTINEZ, Vinício Carrilho. Conceito de tecnologia. 2006. Disponível em: http://www.gobiernoelectronico.org/node/4652. Acesso em: 30 set. 2017.
MOORE, Michael G; KEARSLEY, Grey. Distance education: a systems view. Belmont, CA: Wadsworth. 1996.
______. A educação a distância: uma visão integrada. Trad. de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learming, 2007.
______. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. Tradução: Ez2Translate. Revisão técnica: Renata Aquino Ribeiro. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Revista Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro, v. 23, n. 126, set-out, p. 24-26, 1995. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm. Acesso em: 30 de set. 2017.
MORAN, José Manuel. Formação de tutores em Educação a distância. Florianópolis: SEaD/UFSC, 2006.
PETERS, Otto. A educação a distância em transição. São Leopoldo, Rio Grande do Sul Ed. Unisinos, 2012.
PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas/Oreste Preti. Cuiabá: Ed. EdUFMT, 2009.
RUAS, Kelly Cristina da Silva. Processos de interação mediados pelas TDIC em curso a distância via web. 2016. 205f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias). Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, 2016.
TAJRA, S. F. Informática na Educação – Novas Ferramentas Pedagógicas para o Professor da Atualidade. 3. ed. São Paulo: Érica, 2001.
TOSCHI, M. S. Formação de professores e TV Escola. 2000. Disponível em: http://23reuniao.anped.org.br/textos/1626t.PDF. Acesso em: 26 jun. 2017.
VIANNEY, João; Torres, Patrícia; SILVA, Elizabeth. A universidade virtual no Brasil: o ensino superior a distância no país. Tubarão: Ed. Unisul, 2003.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
SILVA, Kamilla Santana da; RUAS, Kelly Cristina da Silva; BARCELOS, Lorena Bernardes.
As Tecnologias na Educação a Distância (EaD): Tendências, Limites e Potencialidades. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14820.