As Tecnologias na Educação a Distância (EaD): Tendências, Limites e Potencialidades

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tinha como caracterizar e analisar o uso das tecnologias na educação a distância no período de 2005-2015. O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e documental, apresentando a conceituação e as características da EaD, além da reconstituição histórica desta modalidade de educacional, com base em Moore e Kearsley (2007) e Lima (2013), dentre outros autores. A metodologia consistiu-se na caracterização e análise dos dados coletados no CensoEaD.BR. A análise dos dados mostrou que houve, no período em questão, uma migração dos materiais físicos para os materiais digitais, através dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVA).
Palavras-chave: Educação a distância, tecnologias educacionais, avanços tecnológicos

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Publicado
12/04/2018
SILVA, Kamilla Santana da; RUAS, Kelly Cristina da Silva; BARCELOS, Lorena Bernardes. As Tecnologias na Educação a Distância (EaD): Tendências, Limites e Potencialidades. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14820.