A Formação em Ciências na EaD e os Desafios da Inclusão Escolar de Alunos com Deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este trabalho discute a formação em ciências na EaD- Educação a Distância e os desafios da inclusão escolar de alunos com deficiência. Organizou-se o trabalho de modo a fornecer subsídios para que os professores possam compreender as contribuições da EaD na formação docente e o quanto é importante considerar a individualidade do educando, atendendo às suas necessidades específicas. Muitas vezes espera-se que o aluno se adapte à escola, sem que a escola tenha condições físicas de receber este aluno e oferecer-lhe condições de permanecer e aprender na escola. Espera-se que o trabalho forneça informações acerca do que é inclusão e de como a escola poderá se tornar verdadeiramente inclusiva.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais:ciências naturais /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BUENO, J.G.S. A Educação Inclusiva e as Novas Exigências para a Formação de Professores: Algumas Considerações. In: BICUDO M.A.; SILVA JÚNIOR C.A. da (Orgs.). Formação do educador e avaliação educacional: Formação inicial e contínua. Formação do educador e avaliação educacional: Formação inicial e contínua. p. Formação do educador e avaliação educacional: Formação inicial e contínua. 149-164. São Paulo: Editora UNESP. 1999.
__________. Crianças com necessidades educativas especiais, políticas públicas e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira da Educação Especial, v. 3, n.5, PP.7 – 25, 2001.
CAMARGO, Éder Pires; VIVEIROS, Edval Rodrigues. Ensino de ciências e matemática num ambiente inclusivo: pressupostos didáticos e metodológicos. Bauru, 2006.
COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento Psicológico e Educação: necessidades educativas especiais, Porto Alegre: Artes Médicas, v.3, 1995. GLAT, R. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. (Questões atuais em Educação Especial IV).
FONSECA, V. Educação Especial: Programa de Estimulação Precoce – Uma introdução às ideias de Fuerstein. Porto Alegre: 2. ed., – Ed. Artes Médicas, 1995.
GLAT, R. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. 210p.
MATHIAS, Daphine Ferreira. Metodologias para o ensino de ciências direcionadas a alunos com necessidades educativas especiais. Porto Alegre, 2009.
POZO, Juan Ignacio. La Crisis de la Educación Científica, Volver a lo Básico o Volver al Constructivismo?Editores: Graó, Espanha, 2000. ISBN: 84-7827-227-5
RIBEIRO, Maria das Graças. Inclusão sócio-educacional no ensino de ciências integra alunos e coloca a célula ao alcance da mão. Anais do 7o Encontro de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004.
SANTOS, Silvandira de Oliveira. Educação inclusiva: representações de professores de uma escola pública do estado de São Paulo. Universidade Cidade de São Paulo. 2009.