EaD: Oportunidade para a Realização Pessoal e Profissional

Resumo


O propósito deste estudo é apresentar um relato de experiência de uma futura professora, que cursa Licenciatura em Ciências Biológicas pela EAD. Apresentamos o contexto e as perspectivas da educação, com vistas à explanação da realização de um projeto de vida que se tornou viável pela oferta dessa modalidade de educação. Quanto a metodologia, o estudo caracteriza-se como relato de experiência. A EAD tem se apresentado como uma modalidade de educação, que redesenha uma nova concepção de universidade, cujo foco é os cidadãos. Consideramos que a educação a distância coloca-se como uma alternativa para o anseio por um processo educativo mais flexível, democrático e aberto.
Palavras-chave: Deficiência, realização, ead

Referências

ARETIO, Lorenzo García. La educación a distancia – de la teoria a la pratica. Barcelona/Espanha: Ariel Educación, 2002

BUENO, J. G. da S. Crianças com necessidades educativas especiais, políticas públicas e a formação de professores: generalistas ou especialistas? Revista Brasileira da Educação Especial, v. 3, n. 5, PP.7 – 25, 2001.

COELHO, M. L. Reflexões sobre a expansão universitária através dos programas UAB e Reuni, no uso da modalidade educacional a distância. 15 Congresso. Fortaleza, Abed, 2009.

FAGUNDES, L. A formação de professores na licenciatura presencial e na licenciatura à distância: semelhanças e diferenças. In: BRASIL, Desafios da Educação a Distância na Formação de Professores. Brasília, DF: SEED, 2006, pp. 67-78.

GLAT, R. Educação inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007. (Questões atuais em Educação Especial IV).

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

PAULA, Ana Rita de. Costa, Carmen Martini. A Hora e a Vez da Família em uma Sociedade Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial, 2007.

PEREIRA, Silvana Mara. As concepções das professoras de ensino regular frente ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Blumenau; FURB, 2006.

MARTINS, Onilza Bosges; POLAK, Ymiracy Nascimento Souza (Orgs.). Educação a Distância: Fundamentos e políticas de educação e seus reflexos na educação a distância. Curso de Formação em Educação a Distância - UNIREDE. Curitiba MEC/Seed, UFP, Brasil, 2000.

RASLAN, V. Garcia da Silva. Uma Comparação do Custo-Aluno entre o Ensino Superior Presencial e o Ensino Superior a Distância. (Dissertação) Campo Grande, MS, UFMS. 2009.

SAMPAIO, Cristiane T; SAMPAIO, Sônia R. Educação inclusiva: o professor mediante para a vida. Salvador: EDUFBA, 2009.

SOARES, Noemi Salgado. Educação transdisciplinar e a arte de aprender: a pedagogia do autoconhecimento para o desenvolvimento humano. 2. ed. Salvador: EDUFBA, 2007.

VIEIRA, Maristela Compagnoni. EaD: o mito da educação fácil. Tese de monografia de graduação - curso de pedagogia multimeios e informática educativa da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Adriana Claudina; MACIEL, Aline Mara Alves. EaD: Oportunidade para a Realização Pessoal e Profissional. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14824.