Curso Especial de Metodologia Didática a Distância: Ambiente de Formação em Serviço de Docentes da Marinha do Brasil

Resumo


Os objetivos deste estudo são: apresentar ao meio acadêmico o Curso Especial de Didática a Distância da Marinha do Brasil para a formação em serviço dos seus docentes; e verificar as alterações na arte de ensinar dos onze docentes cursantes da Escola Naval, turma de 2017. A abordagem é de cunho qualitativo, com pesquisa documental e bibliográfica, tendo sido adotado como metodologia de coleta de dados um questionário. Ao final, podemos afirmar as seguintes contribuições: (i) novos conhecimentos sobre didática; (ii) melhor percepção do processo ensino-aprendizagem; (iii) potencializar a aprendizagem significativa; (iv) aprimoramento das técnicas de ensino; (v) refinamento nos planos de aula pertinentes às disciplinas lecionadas; e (vi) atualização quanto ao teor das normas em vigor.
Palavras-chave: Curso Especial de Metodologia Didática a Distância, Educação a Distância, Marinha do Brasil

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O Método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneiras, 1999.

BIAGIOTTI, L. C. Curso Especial de Metodologia Didática a Distância [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por profbiagiotti@yahoo.com.br em 09 jan. 2018.

BRASIL. Marinha do Brasil. Diretoria Geral do Pessoal da Marinha. DGPM-308 - Normas para prestação do Serviço Militar pelos Militares da Reserva da Marinha, 3. rev. MOD3. Rio de Janeiro, 2009.

______. Marinha do Brasil. Diretoria Geral do Pessoal da Marinha. DGPM-103 - Normas para o Corpo Docente da Marinha, 3. rev., MOD1. Rio de Janeiro, 2011.

______. Marinha do Brasil. Diretoria Geral do Pessoal da Marinha. Portaria no 27/DGPM, de 13 de fevereiro de 2012. Altera as normas para o Curso Especial de Metodologia Didática a Distância (C-ESP-DIDÁTICA-EAD). Rio de Janeiro, 2012.

______. Marinha do Brasil. Diretoria de Ensino da Marinha. Manual do Aluno - Curso Especial de Metodologia Didática a Distância. Rio de janeiro, 2017.

COMENIUS, I. A. Didactica magna. Introdução e tradução de Joaquim Ferreira Gomes. [S.l.]: eBooksBrasil.com, 2001. Disponível em: www.ebooksbrasil.org/adobeebook/didaticamagna.pdf. Acesso em: 21 dez. 2017.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério. Série formação do profes-sor).

MILL, D. Docência Virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Papirus Educação).

MORAN, J. M. O que é educação à distância. 2002. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 22 nov. 2017.

VAN ZANTEN, A. (Coord.). Dicionário de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
HONORATO, Hercules Guimarães. Curso Especial de Metodologia Didática a Distância: Ambiente de Formação em Serviço de Docentes da Marinha do Brasil. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14825.