A EAD no município de Sidrolândia: o Papel do Tutor nos Polos de EAD em Sidrolândia

Resumo


A importância de se contemplar a EaD e o papel do tutor frente aos cursos de Educação a Distância é devido ao crescente número de instituições de EaD, principalmente nos locais interioranos do Brasil, e a procura de cursos oferecidos nesta modalidade por parte da população. Assim, este trabalho tem como proposta compreender como acontece a tutoria nos cursos de EAD nos polos presenciais do Município de Sidrolândia e como isso é mediado em conjunto com as tecnologias e recursos midiáticos. Para o alcance dos objetivos propostos foi necessário a realização de pesquisa bibliográfica sobre a organização da EaD e o desenvolvimento de uma pesquisa de campo acerca da atuação do tutor na EaD em Sidrolândia- MS.
Palavras-chave: Educação a Distância, Tutoria na EaD, Recursos Tecnológicos e midiáticos

Referências

ABRAEAD. Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância. Coordenação: Fábio Sanchez. 4. ed. São Paulo: Instituto Monitor, 2008.

BARROS, D. M. V. Educação a Distância e o Universo do trabalho. BRASIL. www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004.../decreto/D5622.htm. Bauru-SP: EUDSC, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Gerais- Profuncionário / elaboração: SEB/MEC e CEAD/FE/UnB (Curso técnico de formação para os funcionários da educação/Profuncionário). Brasília: Universidade de Brasília, Centro de Educação a Distância, 2005.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura). 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio século XXI: O dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

GUTIERREZ, F., & PRIETO, D. A mediação pedagógica: educação a distância alternativa. Campinas: Papirus, 1994.

KELLNER, Douglas. Modernidade, pós-modernidade e educação: entrevista com Douglas Kellner. In SHAUGHNESSY, Michael F.; SARDOC, Mitja; GHIRALDELLI, Paulo; BENDASSOLLI, Pedro Fernando (orgs.). Filosofia, educação e política. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

LITWIN, Edith (org.). Educação à distância: temas para debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

LOBO NETO, F. J. S. Educação à distância: referências e trajetórias. Rio de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional. Brasília: Plano Editora, 2001.

NAVARRO, Danielle L. R. M. Dados coletados em pesquisa de campo. Pesquisa realizada entre os meses de fevereiro e agosto de 2011, junto aos acadêmicos de instituições de EaD, no município de Sidrolândia-MS.

NUNES, I. B. “Educação à Distância e o Mundo do Trabalho”. Tecnologia Educacional. N.1, Junho/1992. Rio de Janeiro: ABT, 1992.

OLIVEIRA, M. R. G.; MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, D.; RIBEIRO, L. R. C.; OLIVEIRA, M. R. G. Polidocência na educação à distância: múltiplos enfoques. 1. ed. 200p. São Carlos: EDUFSCAR, 2010.

PORTILHO, Gabriela. Na Trilha da EaD - Infográfico. In: Por Dentro da Pedagogia a Distância. Revista Nova Escola / Edição Especial. São Paulo: Editora Abril, 2012.

RIBEIRO, Alice. A Realidade da Pedagogia a Distância. In: Por Dentro da Pedagogia a Distância. Revista Nova Escola / Edição Especial. São Paulo: Editora Abril, 2012.

ROMANOWSKI, Joana Paulin. Formação e Profissionalização Docente. 4a Ed. Curitiba: Ibpex, 2010.

SEME. Memorial Descritivo da Secretaria Municipal de Educação de Sidrolândia. Prefeitura Municipal de Sidrolândia. Sidrolândia: SEME, 2012.

SILVA, Marinilson Barbosa. O processo de construção de identidades individuais e coletivas do ser-tutor no contexto da educação a distância, hoje. Tese de doutorado – Programa de Pós-graduação em Educação. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

ZACARIOTTO, Willian Antônio. Tecnologia da Informação e da Comunicação na Educação. Curso de Pedagogia / Unip Interativa. São Paulo: UNIP Interativa, 2012.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
NAVARRO, Danielle Luzia Ramos de Moraes. A EAD no município de Sidrolândia: o Papel do Tutor nos Polos de EAD em Sidrolândia. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14826.