Formação Docente para a EAD
Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência baseado em resultados obtidos em um curso de formação de professores para o uso de tecnologias digitais em função da implantação dos 20% da carga horária a distância em cursos presenciais. Desde 2010, o Instituto Federal de Goiás (IFG) oferece cursos técnicos de nível médio na modalidade a distância. A partir da Resolução CONSUP/IFG de nº 33/2017, ficam estabelecidas as diretrizes para a inclusão de carga horária a distância em cursos presenciais, normatizando a oferta dos 20%. Como inserir a modalidade a distância nas disciplinas presenciais e o que dizem os profissionais sobre esse desafio?
Palavras-chave:
Marcos regulatórios da EaD no Brasil, Implantação dos 20% a distância, Curso de formação docente para a EaD
Referências
ARAÚJO, C. H. S.; PEIXOTO, J. Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede. ETD. Educação Temática Digital. v. 18. p. 404-417, 2016.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Decreto no 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 fev. 1998. Disponível em: http://www. 2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1998/decreto-2494-10-fevereiro-1998-397980-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 fev. 2018.
BRASIL. Decreto no 2.561, de 27 de abril de 1998. Altera a redação dos arts. 11 e 12 do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 que regulamenta o disposto no art. 80 da Lei no 9.394/96. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abril 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2561.pdf. Acesso em 10 dez. 2017.
BRASIL. Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 dez. 2005.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em 10 dez. 2017.
BRASIL. MEC. LDB - Lei no 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.Acesso em: 10 dez. 2017.
BRASIL. Portaria no 301, de 7 de abril de 1998. Normatiza os procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 abr. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/port301.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.
BRASIL. Portaria no 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei n. 9394, de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 out. 2001. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/marg/portar/2001/portaria-2253-18-outubro-2001-412758-publicacaooriginal-1-me.html. Acesso em: 12 dez. 2017.
BRASIL. Portaria no 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Prevê a organização curricular e pedagógica dos cursos presenciais com oferta de disciplinas do currículo, utilizando até 20% da carga horária total do curso na modalidade semipresencial e o uso de métodos e práticas de ensino e aprendizagem que incorporassem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 dez. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf Acesso em: 22 fev. 2018.
BRASIL. Portaria no 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a portaria no 4.059, de dezembro de 2004 e estabelece nova redação para o tema. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 out. 2016. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
BRASIL. Resolução no 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 set. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 dez. 2017.
CONSUP. IFG. Resolução no 33, de 02 de outubro de 2017. Aprova as Diretrizes operacionais para inclusão de carga horária na modalidade a distância em cursos presenciais do IFG. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20033%202017.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.
IFG. Instituto Federal de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2012-2016. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/122/pdi.pdf. Acesso em: 12 dez. 2017.
MOODLE IFG. Disponível em: http://ead.ifg.edu.br/. Acesso em 12 dez. 2017.
PRETI, O. Educação a distância e globalização: desafios e tendências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 191, p. 19-30, jan./abr. 1998.
SANTOS, C. A.; NOGUEIRA, D. X. P. A expansão da educação superior a distância e os novos marcos regulatórios: definições e desafios na perspectiva da qualidade. In: LIMA, D. C. B. P.; SANTOS, C. A.; TOSCHI, M. S. (Orgs.). Educação a Distância (EaD): Realidades, Evolução e Contextos. Anápolis, GO: UEG, 2017.
TOSCHI, M. S. A educação a distância no Brasil: caracterização, regulação e comercialização mundial e perspectiva de formação e de inclusão digital. In: Luiz Fernandes Dourado (Org.). Subsídios para a discussão sobre as políticas de gestão da Universidade/Educação Superior. Brasília: INEP, 2004.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 6. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.
BRASIL. Decreto no 2.494, de 10 de fevereiro de 1998. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 fev. 1998. Disponível em: http://www. 2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1998/decreto-2494-10-fevereiro-1998-397980-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 18 fev. 2018.
BRASIL. Decreto no 2.561, de 27 de abril de 1998. Altera a redação dos arts. 11 e 12 do Decreto nº 2.494, de 10 de fevereiro de 1998 que regulamenta o disposto no art. 80 da Lei no 9.394/96. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abril 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/D2561.pdf. Acesso em 10 dez. 2017.
BRASIL. Decreto no 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 19 dez. 2005.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5622.htm. Acesso em 10 dez. 2017.
BRASIL. MEC. LDB - Lei no 9394/96. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf.Acesso em: 10 dez. 2017.
BRASIL. Portaria no 301, de 7 de abril de 1998. Normatiza os procedimentos de credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 7 abr. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/port301.pdf. Acesso em: 20 jan. 2018.
BRASIL. Portaria no 2.253, de 18 de outubro de 2001. Dispõe sobre a introdução nas instituições de ensino superior do sistema federal de ensino, na organização pedagógica e curricular de seus cursos superiores reconhecidos, a oferta de disciplinas que, em seu todo ou em parte, utilizem método não presencial, com base no art. 81 da Lei n. 9394, de 1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 18 out. 2001. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/marg/portar/2001/portaria-2253-18-outubro-2001-412758-publicacaooriginal-1-me.html. Acesso em: 12 dez. 2017.
BRASIL. Portaria no 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Prevê a organização curricular e pedagógica dos cursos presenciais com oferta de disciplinas do currículo, utilizando até 20% da carga horária total do curso na modalidade semipresencial e o uso de métodos e práticas de ensino e aprendizagem que incorporassem as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a realização dos objetivos pedagógicos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 dez. 2004. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf Acesso em: 22 fev. 2018.
BRASIL. Portaria no 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a portaria no 4.059, de dezembro de 2004 e estabelece nova redação para o tema. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 out. 2016. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-1134-2016-10-10.pdf. Acesso em: 10 dez. 2017.
BRASIL. Resolução no 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 set. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 12 dez. 2017.
CONSUP. IFG. Resolução no 33, de 02 de outubro de 2017. Aprova as Diretrizes operacionais para inclusão de carga horária na modalidade a distância em cursos presenciais do IFG. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/209/Resolu%C3%A7%C3%A3o%20033%202017.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.
IFG. Instituto Federal de Goiás. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2012-2016. Disponível em: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/122/pdi.pdf. Acesso em: 12 dez. 2017.
MOODLE IFG. Disponível em: http://ead.ifg.edu.br/. Acesso em 12 dez. 2017.
PRETI, O. Educação a distância e globalização: desafios e tendências. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 79, n. 191, p. 19-30, jan./abr. 1998.
SANTOS, C. A.; NOGUEIRA, D. X. P. A expansão da educação superior a distância e os novos marcos regulatórios: definições e desafios na perspectiva da qualidade. In: LIMA, D. C. B. P.; SANTOS, C. A.; TOSCHI, M. S. (Orgs.). Educação a Distância (EaD): Realidades, Evolução e Contextos. Anápolis, GO: UEG, 2017.
TOSCHI, M. S. A educação a distância no Brasil: caracterização, regulação e comercialização mundial e perspectiva de formação e de inclusão digital. In: Luiz Fernandes Dourado (Org.). Subsídios para a discussão sobre as políticas de gestão da Universidade/Educação Superior. Brasília: INEP, 2004.
Publicado
12/04/2018
Como Citar
RIBEIRO, Rosselini Diniz Barbosa; LIMA, Cláudia Caetano Gonçalves Mendes.
Formação Docente para a EAD. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2018
.
ISSN 2763-8995.
DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14827.