Interatividade da Lousa Digital na Educação Infantil com a Utilização dos Jogos Online

Resumo


Este artigo é resultado de uma aula realizada na II etapa da Educação Infantil. O objetivo geral foi: utilizar os recursos tecnológicos na educação infantil. Os objetivos específicos são: a) oportunizar a interatividade, percepção espacial estimulando a coordenação motora e o prazer em jogar utilizando as funcionalidades da lousa digital; b) contribuir no desenvolvimento social, motor fino, grosso, assimilação de cores e estabelecer algumas apropriações do cotidiano contemplando as formas geométricas na formação de crianças 03 a 04 anos; c) identificar os recursos tecnológicos do convívio dos alunos ressaltando sua funcionalidade. Espera-se que os recursos tecnológicos auxiliem na consolidação dos direitos de aprendizagem da educação infantil.
Palavras-chave: Lousa digital, Interatividade, Jogos on-line

Referências

Piaget. J. A Vida e o Pensamento do Ponto de Vista da Psicologia Experimental e da Epistemologia Genética. In. Piaget. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Piaget. J. A Epistemologia Genética. Trad. Nathanael C. Caixeira. Petrópolis: Vozes, 1971. 110 p.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394/96 de 20 de dezembro de 1996.

______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Documento Introdutório. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 1

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. São Paulo, 2010.

FAGUNDES, Lea. O professor deve tornar-se um construtor de inovações - entrevista Midiativa, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Disponível em http://www.ufba.br/~prossiga/vani.htm. Acesso em 11/10/2015.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Alfredo Souza de; TINÔCO, Mishelly Ocuda Henrique de Lima. Interatividade da Lousa Digital na Educação Infantil com a Utilização dos Jogos Online. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14829.