A Utilização da Lousa Digital na Formação Docente dos Anos Iniciais no Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Corumbá - MS

Resumo


Este artigo é resultado da formação continuada realizado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional de Corumbá no ano 2014 tendo como público alvo docentes do ensino fundamental da rede estadual de educação. O objetivo geral: Propiciar aos docentes recursos tecnológicos que enriqueçam suas metodologias, por meio das mídias digitais. Objetivos específicos são: a) Subsidiar as metodologias aplicadas com o uso da lousa digital; b) Utilizar a lousa digital concomitante com os applet de simulação e de animação e os jogos on-line e off-line; c) Dinamizar a consolidação dos direitos de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais. A importância dos recursos tecnológicos na sociedade, favorece as habilidades necessárias à construção do conhecimento, no desenvolvimento didático-pedagógico.
Palavras-chave: Lousa digital, Ensino fundamental, Formação continuada

Referências

ARRUDA, M. Humanizar o infra – humano – A formação do ser humano integral. Petrópolis: Vozes, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. B823p Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa /Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 144p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.142p.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.

KENSKI, Vani Moreira. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Disponível em http://www.ufba.br/~prossiga/vani.htm. Acesso em 01/04/2016.

LOPES, M. C. L. P. Formação e prática docente na cibercultura? Algumas reconfigurações. 2016. Palestra virtual pelo recurso digital Hangouts.

RESOLUÇÃO/SED n. 2.491, de 8 de dezembro de 2011. – D.O. no. 8.085 – 09/12/2011.

VALENTE, José Armando (org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
Publicado
12/04/2018
Como Citar

Selecione um Formato
TINÔCO, Mishelly Ocuda Henrique de Lima. A Utilização da Lousa Digital na Formação Docente dos Anos Iniciais no Núcleo de Tecnologia Educacional do Município de Corumbá - MS. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14830.