O Uso da Tecnologia da Formação Continuada dos Professores da Educação do Campo

Resumo


O presente artigo desenvolve estudo sobre a formação continuada de professores em serviço a distancia, modalidade de educação mediatizada que se utiliza os recursos tecnológicos, em uma abordagem contextualizada e reflexiva, tendo como enfoque um grupo de professores residentes no Assentamento Padroeira do Brasil em Nioque/MS que participaram do curso de aperfeiçoamento a distância: “Especialização em Educação do Campo”, ofertado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Neste sentindo procurou-se conhecer o contexto de atuação dos professores, suas dificuldades e avanços, por meio de questionários estabelecidos com os professores cursistas.
Palavras-chave: Educação do campo, formação, tecnologia

Referências

ARROYO, Miguel. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In: MOLINA, Mônica (org). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília, MDA, 2006.

BRASIL. Lei 9394 de 20 /12/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, 1996.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: Senado Federal, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais – temas transversais/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL. Referências Nacionais para a Educação do Campo. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Projeto Base. Brasília : SECAD/MEC, 2008.48 p. : il.

BRASIL. Decreto no 7.352/2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 36.a ed. 2003; 1.a ed. 1970. Rio de Janeiro: Edições Paz e Terra.

GOHN, M. G. M. História dos Movimentos e Lutas Sociais. São Paulo : LOYOLA, 1995, v.1. p.213.1ª ed.

MORAN, José Manuel. In. Salto para o Futuro: TV e Informática na Educação/ Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto, SEED, 1998.
Publicado
12/04/2018
JESUS, Kleide Ferreira de; GAMA, Suely Cristina Soares da. O Uso da Tecnologia da Formação Continuada dos Professores da Educação do Campo. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14831.