Tecnologia e Interação: Possibilidades de uma Educação sem Distância

  • Blanca Martín Salvago UCDB

Resumo


O presente artigo, baseado na Teoria da Distância Transacional, de Michael Moore, reflete a respeito do conceito de distância e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem, seja presencial ou a distância. Distingue-se a distância física ou geográfica da distância psicológica. Assim como discute alguns aspectos relevantes que influenciam na sensação de distância de parte do aprendiz: a autonomia do aluno, o diálogo estabelecido entre os participantes de um curso e especificidades da comunicação na metodologia de Educação a Distância.
Palavras-chave: Teoria da Distância Transacional, Educação a Distância, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

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Publicado
12/04/2018
SALVAGO, Blanca Martín. Tecnologia e Interação: Possibilidades de uma Educação sem Distância. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14832.