Laborátorio de Ciências: Recursos Didáticos e Estratégias Pedagógicas em pauta na Formação EAD

Resumo


O interesse pela inclusão escolar e dúvidas encontradas pelos professores que se deparam com estudantes com deficiências em salas de aula comum, principalmente nas aulas práticas de Ciências em laboratórios. O presente trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre estudantes com baixa visão e aulas práticas de ciências em laboratório, tendo como objetivo discutir estratégias pedagógicas e recursos didáticos para aulas de Ciências em contexto de formação EaD. Acentuando-se a importância de debater os pressupostos para o desenvolvimento de um trabalho que obtenha sucesso no processo de escolarização do estudante com deficiência
Palavras-chave: Baixa visão, Ciências, Laboratório

Referências

BECKER, F . O que é construtivismo? Revista de Educação AEC, Brasília, v. 21, n. 83, p. 7-15, 1992.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

______. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 1990.

______. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.

______. Estratégias e orientações pedagógicas para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais: dificuldades de comunicação e sinalização: deficiência visual. Brasília: MES, SEESP, 2000.

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, E. M. Recursos didáticos na educação especial. Instituto Benjamin Constant – Rede Saci, 2004.

GASPARETO, M. E. R. F.A pessoa com visão subnormal e seu processo pedagógico. In: GIL, N. Deficiência Visual. Brasília: MEC/Secretaria de Educação a Distância, 2000.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LIMA, S.T.; D, E. Educação física e a escola inclusiva. In: Sociedade Brasileira de Atividade Motora Adaptada.Temas em educação física adaptada. [S.l.]: Sobama, 2001

MACIEL, A. M. A. Família e Escola: os impactos dessa relação na aprendizagem do aluno com baixa visão. In: Encontro Estadual de Educação Infantil e Primeiros Anos do Ensino fundamental, 24; Seminário Internacional OMEP/BR/MS, 10, Campo Grande, 2013. Anais..., Campo Grande, 2013.

MASINI, E. F. S.; GASPARETO, M. E. R. F. (Org.). Visão Subnormal: um enfoque educacional. São Paulo: Vetor, 2007.

MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora da UnB, 2006.

PEDRINELLI, V. J. Curso de extensão universitária em educação física adaptada: a criança portadora de dm, dv, df, da e a prática de atividade física. São Paulo, E.E.F.U.S.P, 1991. (Apostila).

______. Educação física adaptada: conceituação e terminologia. In: ______. Educação física e desporto para pessoas portadoras de deficiência. Brasília: MECSEDES: SESI-DN, 1994. p. 7-10.

PEREIRA, S. G. et. al. Manual de aulas práticas de Ciências e Biologia. Compêndio. 2015. 150f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade Cidade de João Pinheiro, João Pinheiro, 2015.

PIAGET, J. A explicação em Psicologia e o paralelismo psico-fisiológico. In: FRAISSE, P.; PIAGET, J. Tratado de Psicologia Experimental. Rio de Janeiro: Forense, 1969. p. 121-152.

SÁ, E. D. de; CAMPOS, I. M. de; SILVA, M. B. C. Atendimento educacional especializado: deficiência visual. Brasília: SEESP∕ SEED∕ MEC, 2007.

SEGENREICH, S. C. D. ProUni e UAB como estratégia de EAD na expansão do Ensino Superior. Pro-Posições, Campinas, v.20, n.2 (59), p.205-222, maio/ago, 2009.

SILVA JÚNIOR, J. R. Reformas do estado e da sociedade e as políticas públicas para a formação de professores a distância: implicações políticas e teóricas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 24, p. 78-94, 2003.

SOUSA, S. E. O uso de recursos didaticos no ensino escolar. In: Encontro de Pesquisa em Educação, 1; Jornada de Prática de Ensino, 4; Semana de Pedagogia da UEM, 8, Maringá, nov. 2007. Anais... Maringá, 2007.

TUNES, E,; BARTHOLO, R (ORG).Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiencia. São Paulo, EduFSCar, 2007.
Publicado
12/04/2018
SANTOS, Glaucia Reis Silva; MACIEL, Aline Mara Alves. Laborátorio de Ciências: Recursos Didáticos e Estratégias Pedagógicas em pauta na Formação EAD. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 2. , 2018, Campo Grande/MS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2018 . ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2018.14833.